Sociogia

667 palavras 3 páginas
Ao trazermos à consciência o termo “Sociedade Moderna”, é muito fácil sermos invadidos por imagens, quase todas muito urbanas, e que simbolizam o que chamamos de progresso. Poderosas máquinas produzindo em escalas imensas, paisagens urbanas com luzes, carros, ruas, pessoas. Essas imagens, se as examinarmos mais atentamente, são provavelmente permeadas de elementos, que nos causam sensações bem diferentes uns dos outros: a mesma imagem que fascina, encanta, assusta; a que entristece pelo vazio solitário e frio, traz consigo a beleza da poesia.

Esse exercício de experimentar sensações até contraditórias sobre um único objeto é ao que nos leva a conferência do professor Octávio Ianni sobre o surgimento da Sociologia como a ciência da Modernidade. Fruto de uma revolução que para instituir a liberdade acabou decretando um novo aprisionamento, o surgimento da sociedade moderna tem como pedra fundamental a contradição. Da nova ordem instituída a partir da Revolução de 1789, surgiram conflitos sociais, dificuldades, angústias, que exigiram reflexões e métodos de pensamento que fossem além das ciências naturais e quantitativas. O mundo mudava e com ele vinha a necessidade de compreender as relações entre as pessoas, que passaram a ser mediadas – desde então e até hoje – por um elemento chamado capital.

A Sociologia surge inspirada nas contribuições filosóficas dos prenúncios da Modernidade. De seus filósofos, artistas, cientistas, o pensamento sobre o mundo moderno se alimenta e permanece mutável, transformando-se, repensando-se, para acompanhar seu objeto, que nunca permanece o mesmo. Da mesma maneira, o pensamento sobre a sociedade se constitui de várias vertentes, não menos contraditórias e diversificadas que seus objetos de estudo, mas que puderam, segundo Octávio Ianni, ser organizadas em três princípios básicos explicativos, e que tiveram suas origens no pensamento de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

Essas três metodologias básicas de pensamento

Relacionados

  • Culturas organizacionais - sociogia - análise de campo
    8263 palavras | 34 páginas
  • Sociologia
    472 palavras | 2 páginas
  • Sociologia Urbana de Park
    1971 palavras | 8 páginas
  • revista Guanicuns
    58596 palavras | 235 páginas