Sociodrama TAGII

1872 palavras 8 páginas
Sociodrama:

História e definição do sociodrama:

O sociodrama é um procedimento experimental do “grupo como um todo” para a exploração social e transformações de conflitos inter-grupais. Foi desenvolvido durante e após a Segunda Guerra Mundial, por Moreno de modo a melhorar a delicada coexistência entre os vários grupos da sociedade pós-guera. Acreditava que a terapia de grupo podia ser empregue como uma ferramenta política e estabelecer a paz entre os Estados Unidos e USSR e promover um clima de irmandade entre todos os seres humanos.
A sociometria ao contrário do Psicodrama, ajuda as relações inter-pessoais. O sociodrama foi desenvolvido como um método de acção para lidar com relações inter-grupos e ideologias colectivas. Moreno, esperava que ao reactivar conflitos sociais e políticos (tendo representantes de diversos grupos com funções contrárias uns dos outros), as pessoas pudessem ter outra perspectiva de uma compreensão, paz e uma nova ordem social.

Jacob L. Moreno (1889-1974), actualmente é o principal criador do Psicodrama, é uma forma de terapia baseada na representação de papéis. Mas inicialmente, foi notório o seu inovador trabalho com grupos. Desinteressado tanto pelo colectivo como pelo individual, tomou o caminho do meio, focalizando o pequeno grupo, que analisou e tratou segundo uma teoria dos processos grupais, denominado Sociometria.
Moreno é o pioneiro no desenvolvimento de abordagens grupais para problemas de saúde e organização social. A teoria moreniana parte da ideia que o homem como ser que nasce em sociedade, necessita dos outros para sobreviver, possuindo aptidão necessário ao convívio com os demais. Do estudo das inter-relações entre as pessoas surgiu a sociometria, que é diferente do psicodrama em que parte de um mundo pessoal e privado. O sociodrama parte dos conflitos sociais, objectivados enquanto eventos reais e convida cada um dos seus agentes a vivê-los na sua própria pele. Agente de desenvolvimento das relações humanas

Relacionados