socioçogia

Páginas: 13 (3021 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – 2° SEMESTRE
DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO






DANIELA DOS SANTOS ACÁCIO MORAIS - 404786
FRANCISCA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DA SILVA - 399542
JACIRENE MENDES VIEIRA - 400744
KATIANA MOTA DO NASCIMENTO – 397268
SANDRA ELAINE MORAES RODRIGUES - 397554








DIDÁTICA A CONDUÇÃO DO PROCESSO DEENSINO-APRENDIZAGEM







PROFa. Ma. Ausdy Castro dos Santos


TUCURUÍ / PA
2012



DANIELA DOS SANTOS ACÁCIO MORAIS - 404786
FRANCISCA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DA SILVA - 399542
JACIRENE MENDES VIEIRA - 400744
KATIANA MOTA DO NASCIMENTO – 397268
SANDRA ELAINE MORAES RODRIGUES - 397554







DIDÁTICA A CONDUÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM






Atividade PráticaSupervisionada (ATPS) apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina: Didática da Educação e da Pedagogia. Orientadora: Tutora a Distância Profa. Ma. Ausdy Castro dos Santos.








TUCURUÍ / PA
03/12/2012

INTRODUÇÃO

A Didática é um dos principais ramos da pedagogia, ela investiga os fundamentos e as condiçõespara a realização do ensino que contém a instrução.
A Pedagogia codifica o conhecimento amplo sobre a Educação e a Didática e o decodifica para a realização do ensino. Concluímos que o objeto da Pedagogia é a Educação e a Didática, disciplina da própria Pedagogia, que é a teoria de ensino.
O ensino se refere às condições e meios necessários à realização dainstrução. O ensino é muito amplo, pois consiste em planejamento, organização, direção e avaliação das atividades Didáticas.
A escola, como instituição social e agência formadora, é o centro da Educação sistemática, e tem como função básica a transmissão sistematizada do conhecimento universal.



DIFERENÇA ENTRE A DIDÁTICA TEÓRICA E A DIDÁTICA PRATICAA Didática Teórica É aquela discutida e elaborada fora das salas de aula, com o desenvolvimento dos programas da disciplina, o plano de aula com seus objetivos, conteúdos, avaliação. É o processo que visam a ação educativa no ensino, na busca de torná-los mas eficientes.
A Didática Prática É aquela vivenciada pelos professores nasescolas de 1º grau, a partir do trabalho prático em sala de aula. Esta não tem por compromisso comprovar os elementos teóricos estudados em livros ou em experimentos em laboratórios, mas tem em vista o aluno, seus interesses e necessidades práticas.
A Prática cotidiana dos professores se contrapõe aos pressupostos teóricos da Didática teórica, pois o professor não participa,nas maioria das vezes, da elaboração dos objetivos que irá perseguir. Os objetivos educacionais são previamente definidos no plano curricular da escola, por uma equipe de especialistas, sem a participação do professor, que os recebe, em pequena ( grande ) doses bimestrais, em forma de tarefa a ser comprida.






PRINCÍPIOS DIDÁTICOS

Embasadas nas atribuições da psicologiaevolutiva e principalmente na Psicogenética de Piaget, temos buscado compreender melhor a criança em relação aos processos implícitos na aprendizagem e, consequentemente, organizar a estimulação escolar segundo tais princípios, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento pleno da criança, não só em relação às suas capacidades mentais, como também em relação aos aspectos afetivo-social epsicomotor, visando assim a formação integral do indivíduo para uma sociedade em contínua mudança.
Os estudos tanto da Psicologia como da Pedagogia sobre como as crianças aprendem, o quê e quanto podem descobrir, oferecem contribuições significativas para o trabalho dos educadores. Tais conhecimentos constituem o referencial teórico que dá mais segurança e embasam com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!