Socilogia Resenha 2 Karl Marx

925 palavras 4 páginas
Karl Marx SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica - Ed. Itajaí – Universidade Vale do Itajaí. 2006. 60-119 p.
Os estudos de Karl Marx apontaram uma ruptura entre o Positivismo e o Humanismo. A primeira, teoria de Augusto Comte, falava de uma preocupação com a manutenção da ordem capitalista, enquanto Karl Marx elaborou uma crítica radical ao capitalismo, evidenciando seus antagonismos e suas contradições. Além disso, outros três pontos devem ser destacados como fundamentos da teoria de Karl Marx: o movimento socialista europeu, a crítica da neutralidade científica nas ciências humanas e a importante parceria com Friederich Engels. Mas Antes de começar a falar de Karl Max, temos que abordar primeiro o embasamento deste filósofo alemão. As influências teóricas incluem a doutrina idealista de Hegel,o materialismo de Feuerbach, a análise da economia política clássica britânica, representada por Adam Smith e David Ricardo e o socialismo utópico francês, cujos principais expoentes foram Saint-Simon, Louis Blanc e Proudhon.

Para Georg Hegel, a realidade é uma contínua transformação de forma contraditória que se origina no pensamento, tem seu contraditório na matéria e sua existência marcada pela junção de ambos. Esses três processos sucessivos ele chama de tese, antítese e síntese. A esta concepção deu o nome de Idealismo Dialético, criticado duramente por Karl Marx. De acordo com o pensamento marxiano, o sujeito da ação é a própria natureza ou matéria, a antítese seria o homem agindo, gerando a história da sociedade através da execução e transmissão do trabalho, o fator chave.

Ludwig Feuerbach, principal figura da "esquerda hegeliana", criticou o aspecto religioso da Filosofia de Hegel, subistituindo o idealismo pelo materialismo, ou seja, invertendo os fundamentos e trazendo a alienação como resultada da busca de uma relação substancial entre Homem, Deus e religião. Alienação aqui com o sentido de "diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar ou agir por

Relacionados

  • Projeto Pedagogico
    22414 palavras | 90 páginas
  • Metodologia
    41580 palavras | 167 páginas
  • Ciências
    43967 palavras | 176 páginas