socilizao

1405 palavras 6 páginas
RESUMO: Este projeto foi realizado através de pesquisas bibliográficas. Objetivando um estudo bibliográfico sobre a construção da identidade, estabelecendo dessa forma bases para uma nova compreensão da relação entre o sujeito psicológico e o contexto histórico. Tivemos ainda como suporte teórico um estudioso como VYGOTSKY ( 1998). Ao concluir os estudos observamos a importância em compreender como se dá o processo de socialização e a construção da identidade na criança. Sendo a escola considerada um dos espaços para o processo de socialização e do desenvolvimento das capacidades cognitivas, assim como as características e o contexto social da criança envolvida neste processo.

PALAVRAS-CHAVE: socialização, identidade, criança

INTRODUÇÃO

O interesse em escolher este tema, foi por considerar que a socialização é um momento importante, e é uma necessidade básica para o desenvolvimento da criança, pois é por meio dela que procura-se entender o que o cerca.

O processo de socialização é o momento em que se oportuniza a criança interar-se com o meio, ao iniciar sua vida social e escolar, a criança passa a construir conhecimentos sobre procedimentos e atitudes relacionadas ao dia-a-dia na escola e em sua vida familiar e social. A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais, as crianças imitam o outro e ora diferenciam-se dele, portanto é primordial que ela seja vista como um ser único, especial e diferente, compreendendo que tem uma identidade, um nome próprio e uma história de vida.

A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO

A identidade é um conceito da qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguidos de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da história pessoal. Sua construção é gradativa e se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde com o outro para diferenciar-se dele em

Relacionados