sociedades pré-capitalistas

Páginas: 2 (372 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2014
Sociedades pré-capitalistas (p. 01-10). Primeiro capítulo.
BARBOZA, Sérgio de Góes. Sociologia. Pearson Prentice Halloween, 2009.

O texto se propõe a dar uma visão sobre o surgimento dasociologia ao passo que se consolida o sistema econômico capitalista, e assim proporcionar ao leitor um entendimento sobre sociologia como ciência da crise.
O autor mostra que a sociologia como o estudo dasociedade, não era uma ciência necessária nas sociedades pré-capitalistas visto que a organização social da época não estava em situação crítica ou não era vista com meio de estudo paraobservadores.
Fica cloro que os principais problemas sociais passaram a existir com a revolução industrial onde houve uma transição do sistema econômico da época (feudalismo) para o capitalismo, onde gerou umaprofunda crise social que se perdura até os dias de hoje, e com isso o surgimento da necessidade de uma ciência que estude a sociedade de modo geral.
A criticidade das transformações sociaisprovocadas, na Europa, pela Revolução Industrial e Francesa passaram a ser vistas por pensadores como objeto de estudo tornando oportuno e necessário a elaboração de um estudo cientifico da sociedade.
Édado um enfoque na nova organização social proveniente do processo de industrialização, tais como mecanização do trabalho, alteração das culturas, produção de bens em larga escala, surgimento de novospapeis sociais, etc., e com isso a questão social eclode e demanda um estudo que explicasse o que estava ocorrendo nas relações humanas.
Entende-se que a propriedade da terra, para finscapitalistas, pela burguesia culminava no êxodo rural agravando ainda mais os problemas sociais. Com o enorme crescimento dos centros urbanos, e pelo fato não haver condições de suportar esse rápido avanço, asociedade se depara com problemas gravíssimos como a perca de valores tradicionais, contaminação do ar e da água e de uma colossal exploração do homem pelo homem, além de crianças e mulheres que eram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relaçao economica na sociedade pre capitalista
  • Por Que A Sociologia N O Existia Na Sociedade Pre Capitalista
  • A SOCIEDADE CAPITALISTA
  • A SOCIEDADE CAPITALISTA
  • sociedade capitalista
  • sociedade capitalista
  • Sociedade capitalista
  • Sociedade capitalistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!