sociedade

Páginas: 4 (883 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2014
Introdução:

O trabalho existe para satisfazer as mais diversas necessidades humanas, das mais simples às mais complexas; enfim, necessidades físicas e espirituais. A História mostra que o trabalhoé visto de formas diferentes e valorizado de acordo com a relação que cada sociedade estabelece com esta atividade. Em nossa sociedade atual, a produção de cada objeto envolve uma complexa rede detrabalho e trabalhadores e significa algo essencial na vida humana. No entanto, cada sociedade, do presente ou até mesmo do passado apresentam características diferentes.
Este trabalho tem porobjetivo apresentar as características de produção nos diversos tipos de sociedades e bem como o seu desenvolvimento com o passar dos tempos. A mudança da idealização do trabalho, no período medieval eravisto como uma tontura e passa para um sentido positivo na sociedade moderna. E como as maquinas foram substituindo o trabalhador no processo produtivo.
O pensamento de dois autores marca diversasperspectivas dentro da divisão do trabalho nas sociedades modernas, Karl Marx e Émile Durkheim. Surge daí duas classes: a dos proprietários das maquinas e a de seus operadores.

Desenvolvimento:

Otrabalho nas diferentes sociedades:

Sociedade greco-romana: Nessa época o trabalho tinha como idealização a tontura, pois a mão de obra era escrava e era ela que garantia a produção para suprir asnecessidades da população. Além dos escravos, existiam outros trabalhadores como : os meeiros, artesões e os camponeses.
Sociedade feudal: Quem de fato trabalhavam eram os servos, os aldeões e oscamponeses livres. Os senhores feudais e o clero exploravam e viviam do trabalho destes primeiros. Muitos trabalhavam em regime de servidão, não tinham plena liberdade, mas também não eram escravos. Mas,havia também nas cidades atividades como o artesanato que tinham uma organização baseada nas corporações de ofícios e a atividade comercial.
Sociedades tribais: Nas sociedades tribais o trabalho é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SOCIEDADES
  • As sociedades
  • sociedade.
  • Sociedade
  • sociedade
  • Sociedades
  • Sociedade
  • Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!