Sociedade

Páginas: 2 (289 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Sociedade: necessidade vital para o ser humano

É próprio do ser humano viver integrado. Não somos seres isolados, pois, queiramos ou não, somos dependentes uns dosoutros. Vivemos em sociedade.
Não é possível dispensar o outro. Não é possível viver isolado. Quando você acende uma lâmpada, por exemplo, você precisa de umahidrelétrica e de todas as pessoas que a operam. Ao contrario não haveria luz.
Nós não existimos sozinhos no mundo: nem para nascer, nem para crescer. Nossa sobrevivência erealização estão sempre relacionadas com outras pessoas e com o ambiente.
Embora seja indispensável nos relacionarmos bem, isto não é simples. Temos limitações, e ao nossoredor a sociedade está cheia de violência e competição. Muitas vezes achamos que o caminho mais fácil é pensar só em si mesmo. Defender os próprios interesses, e o resto“que se dane”. É onde encontramos gente que cresce passando ou deixando os outros para trás. Gente que se sente o centro do universo, o umbigo do mundo e não quer nem saberse o outro está bem ou mal, o que ele quer é estar melhor do que todo mundo, seguro no seu mundinho erguido sobre os detrimentos do fracasso e dor do seu próximo. Este é umcaminho ruim, pois dai nascem as violências que cedo ou mais tarde caem contra nós mesmos.
Devemos ter ética e respeito com as outras pessoas. Temos direitos edeveres na sociedade. Devemos pensar também nos outros, resistir à tendência de escolher sempre o mais fácil. Temos que buscar perceber o lado dos outros, suas necessidades, etambém as necessidades que temos em comum. Com isso se aprende que precisamos uns dos outros. A vida é, portanto, resultado de uma atividade coletiva e cooperativa.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SOCIEDADES
  • As sociedades
  • sociedade.
  • Sociedade
  • sociedade
  • sociedade
  • Sociedades
  • Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!