Sociedade e oportunidades de trabalho ao jovem

Páginas: 7 (1563 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2014
Introdução

O presente trabalho é sobre sociedade e oportunidades de trabalho para o jovem, mais concretamente sobre o significado de mercado de trabalho, dados específicos sobre os jovens desempregados no Brasil, os seus pensamentos em relação ao emprego e as causas de falta de emprego para os jovens.
O objetivo deste trabalho é relatar sobre a real situação dos jovens brasileiros, mostrarsobre suas preocupações em relação à falta de trabalho. Esse está divido em três páginas, na primeira serão abordados sobre o conceito de mercado de trabalho, os dados da DIESSE relatando sobre as causas e a quantidade de jovens desempregados existentes e sobre os motivos que agravam esse problema, segunda optei pela importância do trabalho ao Jovem, e a opinião da PNAD sobre a oportunidade deemprego aos jovens e a terceira falará sobre sonhos para o Brasil.
A metodologia utilizada foi a pesquisada pela internet.















Mercado de Trabalho
Mercado de trabalho relaciona aqueles que oferecem força de trabalho com aqueles que a procuram, num sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transacionar. O seu estudo procuraperceber e prever os fenômenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação econômica e social do país, região ou cidade.

Dados do DIESSE
De acordo com os dados do DIESSE (2006) a população jovem, de 16 a 24 anos, quando ocupada, tem sua inserção marcada pela falta de oportunidades expressa no desemprego juvenil.
Essa falta de oportunidades se reflete na falta de perspectivasprofissionais para os jovens, principalmente entre das classes sociais populares. È importante destacar que esse desemprego juvenil apresenta uma especificidade em relação ao desemprego do outros segmentos populares, pois a juventude é uma fase da vida marcada pela cobrança de participação ativa na renda familiar (principalmente entre os jovens das famílias de classes sociais populares nas quais otrabalho aparece como uma obrigação necessária) e pela cobrança de projeção e construção de um futuro profissional principalmente os jovens das famílias de classe média.

Existem aproximadamente cinco milhões e meio de jovens desempregados, ou seja, um em cada cinco jovens com menos de 25 anos quer trabalhar, mas não consegue emprego.
A taxa de desemprego juvenil é superior a 20%, ou seja, odobro da taxa relativa ao conjunto da população ativa é perto do triplo da taxa relativa às pessoas com mais de 25 anos.
Sete milhões e meio de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e 24 anos não têm atualmente emprego, nem estão a seguir qualquer tipo de ensino ou formação.


Esse quadro é agravado pela:

Informalidade no mercado de trabalho brasileiro
Que, de acordo com RichardSennett, repercute negativamente no cotidiano dos trabalhadores, fazendo- os vivenciar situações de insegurança e instabilidade.

Baixa remuneração
Que este segmento populacional recebe pelo seu trabalho

O desemprego entre os jovens brasileiros é significamente superior ao do restante da população apesar do aumento da escolarização dos jovens. Segundo a pesquisa realizada pelo institutocidadania no ano de 2004, 84% dos jovens afirmam que o trabalho possui um sentido de auto realização e independência. Desta forma, é importante reconhecer que a falta do trabalho é uma das formas pelas quais o jovem entra no universo onde a exclusão no mundo do trabalho pode ser um dos muitos fatores que desencadeiam a violência juvenil.

Sabemos que apesar de ser constitucionalmente garantido, naprática, o direito ao trabalho é muitas vezes violado. Temos o discurso versos realidade, mas o que mais incomoda é a falta de oportunidades de emprego ou a vida precária que os empregados costumam viver? Será mesmo que os jovens não têm qualificações ou o problema é com a educação?

Na contra mão das pesquisas que defendem a decrescente importância do trabalho para a constituição indentitária do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O jovem, a educação,sociedade e trabalho
  • Jovem em nossa sociedade
  • O jovem na sociedade
  • Jovem na sociedade
  • Jovem na sociedade
  • Oportunidade de trabalho
  • A primeira oportunidade a sociedade
  • Jovem na sociedade de consumo atual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!