Sociedade e natureza

Páginas: 3 (596 palavras) Publicado: 19 de março de 2013
Universidade Federal Fluminense
Disciplina: Sociedade e Natureza
Aluno: Guilherme Santos da Cruz

Trabalho I:

* O que são os neomitos do conservadorismo-reativo e como estes conflitam comos mitos dos grupos denominados como “sociedades-tradicionais”?

* Quais as implicações da realização racional-pragmática dos neomitos do conservadorismo reativo (parques, áreas, reservas,estações ecológicas) pelo Estado face ao uso do território pelas “sociedades-tradicionais”?

A concepção de um conservadorismo reativo para os neomitos vincula todas as características positivas e virtudesà natureza, deixando os apectos negativos e vícios para a sociedade, enxergando nela a tudo aquilo que venha a ser prejudicial ao ambiente natural. Essa concepção vai contra o ideal do culturalismo,que entende que a natureza “puxa” o homem para o seu estado primitivo e selvagem, se opondo a cultura que tenha sido criada por alguma sociedade, resultando em avanço.

Os neomitos do conservadorismoreativo tratam de ideais criados visando a conservação da natureza e todo o ecossistema, colocando-o como algo que pudesse ser um paraíso perdido e que não se teria de volta caso destruído, ou pelomenos esse status. Essa corrente que tomou força no século XIX, trouxe à tona conceitos como biodiversidade (diversidade biológica) e ecossistema, sendo transposta dos Estados Unidos para países deterceiro mundo onde os aspectos sociais, culturais e ecológicos são substancialmente diferentes. Sendo assim, só seria possível proteger e preservar a natureza afastando-a do homem – daí foi dada alargada para a criação de várias áreas de conservação ambiental, parques ecológicos e reservas. O neomito da natureza intocada construiu um ideal do paraíso perdido, da beleza primitiva, de uma natureza semintervenção humana, um refúgio contra o mal, portanto posturas ingênuas e simplistas. Essa preocupação pela manutenção de unidades de conservação se faz necessária e é explicada pelo grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Natureza e sociedade
  • Natureza e sociedade
  • Sociedade e natureza
  • Sociedade
  • natureza e sociedade
  • Sociedade e natureza
  • natureza e sociedade
  • natureza e sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!