Sociedade e individuo uma leitura hist rica com nfase no s culo XX

4361 palavras 18 páginas
Sociedade e individuo: uma leitura histórica, com ênfase no século XX

Reflexão: às ideias de Agamben se aproximam dos pressupostos dos grandes Moralistas da época clássica, anunciados por Todorov, no tocante a duas visões: a vida real, a qual o ser humano, por fraqueza, está preso numa rede de relações e a vida autêntica, o qual o ser humano se afasta dos outros seres humanos, deixando para trás as agitações superficiais da sociabilidade. “A sociabilidade é o real, mas o ideal, também verdade profunda de nosso ser, é a solidão. Ao destacar a necessidade de uma singularidade qualquer, Agamben remete ao conteúdo da vida real ao qual defende a necessidade de uma ruptura com a ideia de identidade/individuo/identificação e busca uma nova forma de sociabilidade a partir da relação o outro não por princípios indenitários, mas pela natureza da linguagem, como uma forma de resistência ao status quo e ã superficialidade da sociedade.
Pro outro lado, Arendt faz lembrar as ideias dos imoralista (Maquiavel e Hobbes) as quais referem que o “homem é lobo para o homem”, um ser puramente egoísta e interessado para quem os outros homens são apenas rivais e obstáculos e, a qual a sociedade e a moral impõem regras de vida em comum. Assim Arendt denuncia as ideologias totalitárias, relacionando a vida em sociedade com a vida individual, demonstrando como os movimentos totalitários e o próprio regime totalitário se utilizou da solidão organizada das massas.
Observo algumas aproximações entre os pensamentos de Hanna Arend e Agamben, quando tratam da constituição das massas e do poder que elas exercem sobre a individualização e busca por uma identidade, bem como, do poder massificante da propaganda, entretanto Agamben vai além e propõem uma comunidade inessencial, de um convir que não admita de forma alguma uma essência ou referencia indenitárias. Mas sim que defende um “lugar” que possibilite o comunicar da singularidade qualquer, por meio da palavra, como forma de resistência de

Relacionados

  • historia da psicologia
    220135 palavras | 881 páginas
  • PAULO NADER-INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
    157639 palavras | 631 páginas
  • Introdução ao estudo de direito
    157639 palavras | 631 páginas