Sociedade e espaço

Páginas: 5 (1010 palavras) Publicado: 6 de junho de 2011
FACULDADE NOVO MILÊNIO
CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS / PARTICIPAÇÃO EM GESTÃO

NEIDE ALVES MARINHO

RESENHA CRÍTICA

VILA VELHA
2011

NEIDE ALVES MARINHO

CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA

Apresentado à disciplina de Currículo, sob a orientação da professora Fabiulla Felz Ferreira.

VILA VELHA
2011



1 CREDENCIAIS DOSAUTORES...............................................................4

2 RESUMO DA OBRA..................................................................................5

3 CONCLUSÃO DA RESENHISTA..............................................................7

RESENHA CRÍTICA
[Moreira, Antônio Flávio Barbosa] Indagações sobre currículo : currículo, conhecimento e cultura / [AntônioFlávio Barbosa Moreira , Vera Maria Candau] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 48 p.
1. Ensino Fundamental - Brasil. 2. Educação Básica. 3. Currículo. 4. Conhecimento. 5. Cultura. I. Candau, Vera Maria. II. Beauchamp, Jeanete. III. Pagel, Sandra Denise. VI.Nascimento, Aricélia Ribeiro do. V. Brasil. Secretaria de Educação Básica. VI. Título.

1 CREDENCIAIS DOS AUTORESAntonio Flavio Barbosa Moreira
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), graduação em Pedagogia pela Sociedade Universitária Augusto Motta (1974), graduação em QuímicaIndustrial pela Universidade do Brasil (1967), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e Doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (1988). Realizou Estágio Senior no Instituto de Educação da Universidade de Londres de janeiro a março de 2011. Foi professor titular da UFRJ, instituição na qual se aposentou. Foi Vice-Presidente daAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (de 2006 a 2009). É Secretário Geral da mesma Associação (2010-2011). É professor titular da Universidade Católica de Petrópolis, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de educação, com ênfase em currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, prática curricular, história do currículo,multiculturalismo e formação de professores.2 RESUMO DA OBRAO autor conceitua currículo como sendo o conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos, com intenções educativas, nas instituições escolares. Sem o currículo nada acontece nas escolas, nada se faz nas salas de aula ou em qualquer outro setor dentro da escola. Sem o currículo não existe escola, pois é ele que faz com que funcione o sistemaeducacional.Os conteúdos são originados de diferentes “âmbitos de referência dos currículos” que formam os conhecimentos escolares. O conhecimento desses diferentes âmbitos são selecionados e desenvolvidos para constituir o currículo formal, para constituir o conhecimento escolar que se ensina e se aprende nas salas de aula. Alguns processos são empregados na “fabricação” dos conhecimentos escolares: adescontextualização dos saberes e das práticas, que dá a impressão de que esses conhecimentos tenham “início” e “fim”; conteúdos escolhidos de acordo com o desenvolvimento em que se encontra o aluno; conteúdos sendo ensinados para fins avaliativos. A “hierarquia” que encontramos onde se valoriza diferentemente os conhecimentos escolares, ou seja faz-se distinção entre conteúdos como se Matemáticativesse mais importância que Artes ou Educação Física. É como se separasse a razão da emoção, a teoria da prática, o conhecimento da cultura.O objetivo concentra-se na contextualização e na compreensão do processo de constituição das diferenças e das desigualdades. O propósito é que os conteúdos dos currículos desenvolvidos fiquem claros de que são “invenções/construções” humanas e que podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Espaço do Arquiteto na Sociedade
  • espaço mero reflexo da sociedade
  • Inpe
  • As relações entre sociedade, espaço e poder
  • espaço, natureza e sociedade
  • A mulher e seu espaço na sociedade
  • Espaço e Sociedade I
  • O espaço geográfico, sociedade e natureza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!