Sociedade Trabalho e Educação

Páginas: 82 (20262 palavras) Publicado: 13 de julho de 2013
Introdução O mundo passa por um processo de transformações muito rápi-das que foram inauguradas há poucas décadas. A revolução tec nológica, com a introdução, em escala crescente, da informática, da robótica, das experimentações genéticas, das telecomunica ções, tem mudado bastante a vida das pessoas. Essas mudanças também afetam a forma como o homem produz os bens necessários à suasobrevivência. As conquistas científicas, infelizmente, não são apropriadas por toda a humanidade. Essas inovações são aplicadas no processo produtivo e estão substituin do boa parte da mão-de-obra que era utilizada na fabricação de produtos industrializados, na agricultura, na prestação de serviços e em uma série de atividades cuja presença do trabalho humano antes era imprescindível e agora se tornadescartável. Isso tem causado o aumento das desigualdades sociais. O número de desempregados aumenta e soma-se a milhões de seres huma nos que passam fome, são vitimados por doenças que poderiam ser controladas, não têm habitação, são analfabetos, não têm aces so a uma assistência à saúde de qualidade, sofrem com a devas tação ambiental e passam por uma série de privações, enquanto alguns poucosafortunados gozam os benefícios da modernidade. O Brasil é um bom exemplo dessas contradições. O nosso país, por um lado, detém tecnologias de ponta na fabricação de avi ões, na produção do aço, no desenvolvimento de tecnologias agrícolas, e, por outro, ainda não conseguiu sanar problemas elementares como a fome, a miséria, a falta de educação e saúde de qualidade para a maioria. Como resolver essasituação? À primeira vista, e isolados, parecemos impotentes para resolver problemas tão grandiosos. Contudo, conscientes e organizados, podemos influir e contribuir para a construção de um mundo justo e melhor de se viver.
omo a educação pode ajudar na construção de uma sociedade mais fraterna e cooperativa, onde as soluções para os problemas sociais do nosso país sejam encontradas de forma coletiva e visando ao atendimento de todos? Qual o seu papel, funcionário de escola, nesse processo de encontrar alternativas para a construção de uma vida mais digna para todos os membros da nossa gigan tesca nação? O propósito do presente módulo é justamente este: fazer com que você compreenda como se formou a sociedade em que vive e instigá-lo a tomar partido, seja pela conservação dessa sociedade, sejapela transformação desta. Para isso estruturamos o módulo em cinco unidades. Na primeira, retrocedemos aos séculos XVIII e XIX para compreender as revolu ções Industrial e Francesa, analisando suas contribuições para tor nar a sociedade mais complexa. Também veremos como surgiu a Sociologia, ciência que busca estudar a organização social. Na segunda unidade, apresentamos duas formas de analisar essasociedade construída no rastro das revoluções Francesa e Industrial. A primeira delas é o funcionalismo e visa à sua con servação; a segunda, o materialismo dialético, que busca a sua transformação. Na terceira unidade, demonstramos como a visão conservadora da sociedade se expressou em diversas maneiras de interpretar a relação entre a educação e a sociedade. Assim, você conhe cerá a visãoconservadora de educação em Durkheim, a escola nova e a teoria do capital humano. Na quarta unidade, apresentamos as visões transformadoras que buscam superar a sociedade capitalista e suas manifestações na educação. As contribuições de Althusser e Gramsci serão estu dadas nesta unidade. Por fim, na quinta unidade, buscamos um melhor entendimento da conjuntura atual. Vamos estudar a reestruturaçãocapitalista, as reformas do Estado e o mundo do trabalho, no mundo e no Brasil, bem como seu papel, de funcionário de escola, em todo esse processo.


UNIDADE 1 – Construção da lente sociológica
16
O objetivo desta unidade é que você compreenda as relações entre a organização da sociedade, o mundo do trabalho e a educação.
Inicialmente, vamos entender como funciona a sociedade hoje,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO SOCIEDADE E TRABALHO
  • Educação,Sociedade e Trabalho
  • O jovem, a educação,sociedade e trabalho
  • Trabalho de Sociedade educação e cultura
  • educação, sociedade e trabalho
  • Memorial Educação, Sociedade e Trabalho
  • Educação Sociedade e Trabalho
  • TRABALHO NAS DIFERENTES SOCIEDADES E A EDUCACÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!