Sociedade Romana

Páginas: 17 (4116 palavras) Publicado: 22 de abril de 2015
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA
CARLOS EDUARDO FIGUEREDO DE QUADROS
LEONARDO AMÉRICO CIRINO
FERNANDO MOREIRA



















ASPECTOS SOCIAIS DO MUNDO ROMANO























CANOAS-RS

NOVEMBRO/2014
O DIA DE UM ROMANO:

Para um melhor entendimento do conceito de “dia” entre os romanos, precisa-se entender a divisão das horas e dos turnos no dia romano. Os dias tinhamuma divisão básica: O dia e a noite. A noite era, a exemplo de hoje, o período compreendido do pôr-do-sol ao despontar do próximo dia e para a contagem dos períodos era dividida em quatro vigílias (vigiliae). A duração das vigílias variava de acordo com a estação do ano, o único ponto fixo em todas as estações era a meia-noite, onde começava a terceira vigília. O dia situava-se entre o amanhecer eo pôr-do-sol e também tinha a suas horas diferentes em cada estação, tendo como único ponto fixo o meio-dia, quando começava a sétima hora.
Há os dias “fasti” e “nefasti”, os dias fasti são aqueles em que é permitido administrar a justiça, os nefasti são o inverso, alguns dias nefastos são funestos, porque são reservados ao culto dos mortos ou o aniversário de grandes desastres. Nos diasfasti há também os feriados, que podem ser de um dia inteiro, de meio dia, uma tarde, etc... Nos dias de festa, o trabalho é vetado às pessoas e aos animais.
Só podemos falar de atribuições diárias distintas à guerra e à agricultura no fim da república ou início do império, anteriormente a isso as atividades cotidianas são basicamente as supracitadas.
Os dias iniciavam-se às quatrohoras no verão e às seis horas no inverno. Na primeira hora do dia, os clientes iam esperar o patrão à entrada da casa e o cumprimentavam, falavam sobre os negócios e esperavam para receber seu pagamento, esses gestos duravam cerca de duas horas e em seguida o patrão tomava a sua primeira refeição (ientaculum). O senhor sai, acompanhado ou não de clientes para cuidar dos seus negócios, assistir asleituras públicas ou ir ao tribunal. Os clientes, quando desocupados andavam pela via sacra, o foro, o campo de marte, enquanto os pobres se aglomeravam nos albergues.
Todas essas pessoas lotavam as ruas de Roma até o meio-dia, quando chegava a hora do almoço (prandium), composto de peixes, legumes e frutas. Após o almoço vem a sesta e em seguida os banhos, sejam em banheiros públicos paraos mais pobres ou banheiros particulares nos palácios aos mais ricos. À decima hora vem a refeição principal (cena), todos tiravam os calçados e vestiam-se de leves trajes, reclinavam-se em divãs e apoiavam o cotovelo num travesseiro, havia uma ordem de precedência cuidadosamente determinada, as mulheres comiam junto à mesa. A refeição era dividida em três partes e era encerrada com a sobremesa,prolongava-se com jogos de dado e conversas com os convidados, a menos que se saísse para espetáculos ou para ir-se ao campo de Marte, a refeição era a última parte do dia romano.
Os boas-vidas e os romanos da decadência terminavam o dia com outra refeição, que era muito mais orgia do que refeição, essas festas prosseguiam-se noite adentro e até ao romper da aurora.

A CASA ROMANA:A casa romana constituía-se de duas formas basicamente: As domus (habitações da burguesia) e as Insulae (habitações populares de aluguel). A domus era cheia de requintes e floreios, era bem planejada e mantinham um padrão. Tinha dois pátios principais (Atrium e peristylium) que eram abertos no teto para a entrada de luz e água que eram armazenadas e serviam ao poço, esses dois pátios eramcercados de alas, nas quais estavam os aposentos, as salas de jantar, depósitos, etc... Essa era, contudo, a habitação de uma pequeníssima minoria da população, a grande maioria vivia em edifícios insalubres.
As Insulae eram as casas destinadas à grande maioria da população romana. Não havia nenhum tipo de características especiais e poderiam chegar a alturas bem exorbitantes para a época,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade romana
  • A Sociedade Romana
  • Sociedade romana
  • Sociedade Romana
  • Sociedade romana
  • A Sociedade Romana do Alto Império
  • Prazer e moral na sociedade romana
  • A importância da religião na sociedade romana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!