Sociedade Moderna

Páginas: 2 (301 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Durkheim e Karl Marx têm visões diferentes e os pensamentos de ambos os marca perspectivas de analises diversas.
Para Karl Marx, a divisão do trabalho é realizada noprocesso de desenvolvimento das sociedades, estabelecendo relações de trabalho e maneira dedividir as atividades e com a formação das cidades houve uma divisão entre otrabalho rural (agricultura) e o trabalho urbano (comercio e indústria).
Com o surgimento das fabricas, apareceu também o proprietário das maquinas e, consequentemente, quempagava o salário do operador das maquinas, ele começou a servir a maquina, pois o trabalho passou a ser feito somente com ela e não era preciso termuitos conhecimentos,bastava saber opera-la. Subordinado ao proprietário e a maquina o trabalhador só tem sua força de trabalho para vender e se não a vendes o empresário não tem quem opere asmaquinas, é o que Marx chama de relação entre iguais. Ao assinar o contrato, o trabalhador aceita trabalhar oito horas diárias ou quarenta horas semanais por determinadosalario, a partir dai o capitalistapassa a ter o direito de utilizar a força de trabalho no interior da fábrica.
A jornada de trabalho compreende diariamente às 24 horascompletas, depois de descontar as poucas horas de descanso. Entende-se que o trabalhador, durante toda sua existência, nada mais é que força de trabalho, portanto, pertence aauto avaliação do capital.
Já Émile Durkheim analisa as relações de trabalho de formadiferente de Marx, Durkheim demostra que a crescente especialização do trabalhopromovida pela produção industrial moderna trouxe uma forma superior de solidariedade, e não de conflito, para ele há duas formas de solidariedade, a mecânica e a orgânica.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade Moderna e Pós-moderna
  • sociedade moderna
  • Sociedade moderna
  • Sociedade moderna
  • Sociedade Moderna
  • sociedade moderna
  • SOCIEDADE MODERNA
  • Sociedade Moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!