Sociedade, escola, familía

Páginas: 5 (1203 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia

nome do(s) autor(es) LAUDILÉA DE AGUIAR FERREIRA

familía,escola e sociedade
a evolução dos anos

GOIANIA
2012

nome do(s) autor(es) LAUDILÉA DE AGUIAR FERREIRA

familía,escola e sociedade
a evolução dos anos

Trabalho apresentado ao Curso PEDAGOGIA da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina SOCIOLOGIA DAEDUCAÇÃO,PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTORICO,PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO I,TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO.

Prof.,OKÇANABATTINI,BERNADETE STRANG,CARLOS EDUARDO GONÇALVEZ,MÁRCIA BASTOS.

GOIÂNIA
2012

Introdução

Neste trabalho abordamos as mundanças que a escola a sociedade e o aluno sofreram no decorrer dos anos .Como o trabalho do professor foi desvalorizado pelos pais e alunos .A sociedade tem umpapel importante nesse desenvolvimento ,pois ela acima de tudo tem como objetivo educar o individuo ,assim como o professor.
Os pais hoje cobram dos professores os resultados dos seus filhos ,se eles vão mal a escola ,o professores são os culpados,contudo abordaremos que a escola virou um deposito de crianças,pois os pais saiem para trabalhar e não tem aonde deixar os filhos por isso se criouas escolas de tempo integral.A familía e a sociedade são bases importantes para a formação do aluno.O professor pode trabalhar a convivência e a realidade do cotidiano do individuo,pois só assim poderemos enfatizar o que a sociedade e o governo podem fazer para valorizar aquele que trabalha para ensinar e educar.

Desenvolvimento

A educação no Brasil não vai bem, uma prova são as greves emfunção da não valorização da classe de professores, principalmente os que lecionam na educação básica, o que compreende os ensinos fundamental e médio.

Mesmo com este quadro desanimador, a educação não pode parar. A escola precisa continuar a desempenhar o seu papel, o de formar pessoas dotadas de senso crítico desenvolvido, repassar-lhes a noção de cidadania, de sujeitos com autonomia,possuidores de uma visão crítica da sociedade em que estão inseridos, enfim, formar indivíduos em condições de realizar mudanças, sujeitos da história.

Com relação às charges, nota-se duas épocas distintas, a primeira no ano de 1969, tempo em que a educação era bem mais tradicionalista e, o que foi pior, em plena ditadura militar que ocorreu no Brasil (1964-1985), com todo o rigor do sistema deopressão dos direitos civis, sem liberdade de expressão e direitos de ir e vir, toque de recolher, prisões arbitrárias, torturas, exílio, mortes. Uma educação rigorosa. O aluno era cobrado pelas notas pelos os pais. Contudo, não se pode falar que era o melhor educacionalmente, pois vigorava o ensino tradicional, ou seja, sem que o aluno pudesse questionar o professor. O outro tempo é o ano de 2009, opaís já vivendo a democracia, com mudanças na educação, a formação de professores é diferente, proliferação de escolas particulares, informatização na educação e os pais se sentem no direito de cobrar dos professores quando seus filhos não vão bem nas aulas (com notas ruins).

A charge de 2009 reflete bem a realidade da condição dos professores, ou seja, as condições não são propícias para que asatividades sejam desenvolvidas com melhor desempenho, é preciso motivar a classe de professores a partir da sua valorização (melhores salários) e ainda, amplas condições de trabalho e segurança. Sobre o item segurança, sabe-se hoje que alguns professores são ameaçados por alunos e traficantes.

As mudanças que a escola poderá realizar na sociedade em suas práticas cotidianas deverão fazer adiferença, ou seja, sair de seu tradicionalismo na relação ensino/aprendizagem, por exemplo, disponibilizar aulas diferenciadas não ficando restrita a somente aulas expositivas. Para isso é importante variar aplicando a cada dia uma nova estratégia de ensino, por exemplo, filmes, atividades com o auxílio do computador, seminários, etc.

As atividades extra-sala são aquelas voltadas para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação, Escola, Família e Sociedade.
  • RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIA, SOCIEDADE E ESCOLA
  • A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA
  • Os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola
  • Família e sociedade
  • Familia e sociedade
  • Família e Sociedade
  • Familia e Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!