Sociedade dos individuos

Páginas: 8 (1889 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
A SOCIEDADE DOS INDIVÍDUOS

NORBERT ELIAS
“indivíduo e sociedade”
A relação da pluralidade de pessoas com a pessoa singular a que chamamos "indivíduo", bem como da pessoa singular com a pluralidade, não é nada clara em nossos dias.
Mas é freqüente não nos darmos conta disso, e menos ainda do porquê.
Dispomos dos conhecidos conceitos de "indivíduo" e "sociedade":
“indivíduo e sociedade”O primeiro, se refere ao ser humano singular como se fora uma entidade existindo em completo isolamento;
O segundo, costuma oscilar entre duas idéias opostas, mas igualmente enganosas:
A sociedade é entendida, quer como mera acumulação, coletânea somatória e desestruturada de muitas pessoas individuais;
Quer como objeto que existe para além dos indivíduos e não é passível de maiorexplicação.
Entidades ontologicamente diferentes
Neste último caso, as palavras de que dispomos, os conceitos que influenciam decisivamente o pensamento e os atos das pessoas que crescem na esfera delas, fazem com que o ser humano singular, rotulado de indivíduo, e a pluralidade das pessoas, concebida como sociedade, pareçam ser duas entidades ontologicamente diferentes.
É incomum falar-se em umasociedade dos indivíduos.
Talvez isso seja muito útil para nos emanciparmos do uso mais antigo e familiar que, muitas vezes, leva os dois termos a parecerem simples opostos.
Libertar o pensamento da compulsão de compreender os dois termos dessa maneira é um dos objetivos deste livro.
Só é possível alcançá-lo quando se ultrapassa a mera crítica negativa à utilização de ambos como opostos e seestabelece um novo modelo da maneira como, para o bem ou para o mal, os seres humanos individuais ligam-se uns aos outros numa pluralidade, isto é, numa sociedade.
O problema da relação entre indivíduo e sociedade.
É que o processo civilizador estendia-se por inúmeras gerações; pode ser rastreado ao longo do movimento observável, numa determinada direção.
Isso significava que as pessoas de umageração posterior ingressavam no processo civilizador numa fase posterior.
Ao crescerem como indivíduos, tinham que se adaptar a um padrão de vergonha e constrangimento, em todo o processo social de formação da consciência, posterior ao das pessoas das gerações precedentes.
O indivíduo o fluxo do processo social
O repertório completo de padrões sociais de auto-regulação que o indivíduo tem quedesenvolver dentro de si, ao crescer e se transformar num indivíduo único, é específico de cada geração e, por conseguinte, num sentido mais amplo, específico de cada sociedade.
Algo que não despertava vergonha num século anterior podia ser vergonhoso num século posterior e vice-versa. Também é possível o movimento no sentido oposto.
Mas, qualquer que fosse a direção, a evidência da mudançadeixava claro a que ponto cada pessoa era influenciada, em seu desenvolvimento, pela posição em que ingressava no fluxo do processo social.
O problema da pessoa singular dentro da pluralidade de pessoas
Isso se expressa no conceito fundamental da balança nós-eu, o qual indica que a relação da identidade-eu com a identidade-nós do indivíduo não se estabelece de uma vez por todas, mas estásujeita a transformações muito específicas.
Em tribos pequenas e relativamente simples, essa relação é diferente da observada nos Estados industrializados contemporâneos, e diferente, na paz, da que se observa nas guerras contemporâneas.
Esse conceito faz com que se abram à discussão e à investigação algumas questões da relação entre indivíduo e sociedade que permaneceriam inacessíveis secontinuássemos a conceber a pessoa, e, portanto a nós mesmos, como um eu destituído de um nós.
O conceito de sociedade
Todos sabem o que se pretende dizer quando se usa a palavra "sociedade" , ou pelo menos todos pensam saber.
A palavra é passada de uma pessoa para outra como uma moeda cujo valor fosse conhecido e cujo conteúdo já não precisasse ser testado.
Quando uma pessoa diz "sociedade" e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sociedade e o individuo
  • O individuo e a sociedade.
  • individuo e sociedade
  • O individuo e a sociedade
  • A sociedade e o indivíduo.
  • O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE
  • Sociedade e individuo
  • O individuo e a sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!