sociedade do espetaculo

Páginas: 12 (2833 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

Sociedade do espetáculo
Freitas, Leda G.,“O sofrimento na sociedade espetacular”, Centro de Ciências de Educação e Humanidades – CCEH- Universidade Católica de Brasília – UCB, Volume I - Número 2 - Novembro 2004 - ISSN 1807-538X.

O espetáculo discutido por Debord vai muito além da presença dos meios de comunicação de massa no cotidiano das pessoas. Segundo o autor, o espetáculo é aprópria sociedade e, por assim ser, torna-se o principal instrumento de unificação social, ou seja, por meio da imagem se cria a realidade e essa realidade construída realiza a unidade da vida. Isso fica evidenciado na seguinte afirmação: O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens. (Debord, 1997:14). 
Um exemplo, entre tantos presenciados portoda a humanidade no atual contexto de novas tecnologias de comunicação e informação, em que as mazelas sociais são vistas por todos em tempo real, diz respeito à guerra que os americanos estão fazendo no Iraque. É notório que o conjunto de imagens desse espetáculo bélico pauta as reflexões de muitos, seja em movimentos de apoio às ações do governo americano, seja nos diversos movimentos de protesto.De qualquer forma, o que fica é o espetáculo, pois são as inúmeras imagens dessa guerra que constroem a unidade social. Sobre isso, cabe resgatar a afirmação de Marx de que, Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência (Marx, 1997:24). Portanto, é correto afirmar que a sociedade espetacular guia o pensar e o agir daspessoas na vida cotidiana. As relações humanas não são mediadas apenas pelas coisas, pelas mercadorias, mas pelas imagens construídas pelo espetáculo.
Para Debord, o espetáculo é um elemento fundamental do atual modo de produção capitalista, pois se configura como resultado e projeto desse modo de produção. Ele, o espetáculo, não é algo figurativo no mundo real, mas a própria realidade, ou (...) arealidade surge no espetáculo, e o espetáculo é real. (Debord, 1997:15). Por ser assim, o autor compreende que há um mundo invertido e, portanto, a verdade que se apresenta é, na realidade, um momento do que é falso.
Na sociedade espetacular, conforme a visão do autor, o sistema econômico produz o isolamento de forma circular por meio da produção de bens. A televisão, o automóvel e outros sãoinstrumentos que ocupam o lugar do diálogo, da convivência e reforçam a separação, o isolamento. Isso se exemplifica atualmente, pelo número de horas que muitas pessoas gastam da sua vida a contemplar os programas de televisão, bem como na alegria de adquirir um novo carro. Debord caracteriza isso como:
A alienação do espectador em favor do objeto contemplado (o que resulta de sua própriaatividade inconsciente) se expressa assim: quanto mais contempla, menos vive, quanto mais aceita reconhecer-se nas imagens dominantes da necessidade, menos compreende sua própria existência e seu próprio desejo. (Debord, 1997:24).
Desse modo, as pessoas tornam-se telespectadoras do mundo. Assistem ao mundo, em vez de agir, de buscar uma transformação social.
Debord ressalta ainda a função da mercadoriana sociedade espetacular. O tempo, o espaço, a arte, a cultura, a comunicação, tudo isso é organizado pelo espetáculo. Segundo o autor, tudo vira mercadoria e invade a vida cotidiana, passando, portanto, a ocupar toda a vida social. Não há somente uma relação com a mercadoria, mas, não se ver nada além dela: o mundo que se vê é o seu mundo (Idem, 30).
A sociedade moderna pode então sercompreendida como o reino absoluto do espetáculo, da representação fetichizada do mundo dos objetos e das mercadorias. O espetáculo consagra toda a glória ao reino da aparência. Assim, a mercadoria representa na consciência algo elevado em função da sua exaltação pelo espetáculo. Ela passa a se impor como se fosse única. Há, portanto, uma luta da mercadoria pela sua existência, pelo seu domínio no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a sociedade do espetáculo
  • A Sociedade do Espetáculo
  • Sociedade do espetáculo
  • Sociedade do Espetáculo
  • Sociedade do Espetáculo
  • A sociedade do espetaculo
  • A sociedade do espetáculo
  • Sociedade espetáculo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!