Sociedade Disciplinar Foucault

Páginas: 11 (2613 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Para Foucault poder não é uma coisa nem uma propriedade, não está não só no governo.
Poder não estar num indivíduo ou indivíduo numa instituição, poder estar em td, se parmeia por toda sociedade, se esparram no tecido social.

Poder Soberania Rei tem poder sobre vida e morte dos súditos, com o nascer da modernidade nasce o poder disciplinar. Se constrói articulado como o modo de produçãocapitalista. Forma de poder ligada as instituições

Disciplina = tecnologia de poder, forma de executar o poder. Poder individualizante, ela se exerce sobre o corpo de cada indivíduo, Disciplinar uma pessoa é construí-la como individuo pela ação do poder sobre o corpo desse indivíduo. Algo q Vem de fora e se internaliza no indivíduo.
Poder disciplinar precisa agir em cada um dos corpos.
Confinaros corpos nas instituições, difícil disciplinar em lugar aberto. Instituição de sequestro – Os indivíduos são sequestrados e levados para dentro da instituição e são disciplinados dentro da instituição.
(3ª forma de poder) Bio poder- Final do séc. dezoito. Poder que age Sobre grandes corpos populacionais. Complementar a disciplinar.
Para entendimento da dinâmica do poder estudou a prisão. Opoder não se esconde e não se mascara cinicamente e pode se manifestar na forma bruta, nas formas mais excessivas. Sua inteira justificativa como poder do moral em nome do bem e da ordem é permitido punir.
Prisão – O objetivo é vigiar e controlar e não punir. A vigilância como forma de poder.
Panóptico – Geremy Bentham Torre central de vigilância cercada por celas circulares com janelas para oexterior que permite a passagem de luz possibilitando o vigia a observação dos movimentos a partir das silhuetas projetadas. Os vigiados não podiam saber se d fato os vigias estavam lá a torre passava a controla-los prisão sobre forte controle sobre o corpo e o tempo dos aprisionados. Vigiar, Punir e Controlar isso é a Sociedade disciplinar.

http://www.youtube.com/watch?v=AdXz0utCLsc
Link do vídeodessas informações.




Sociedade Disciplinar
Mudanças sociais ocorridas no séc. XVIII e XIX levaram a alterações do jogo do poder, que foi sendo gradativamente substituído pelo que Foucault denomina de sociedades disciplinares, as quais atingiram o seu apogeu no séc. XX. A passagem de uma forma de dominação a outra ocorreu quando a economia do poder percebeu ser mais eficaz e rentável“vigiar” do que “punir”.
Duas imagens, portanto da disciplina. Num extremo, a disciplina - bloco, a instituição fechado, estabelecido à margem, e toda voltada para funções negativas: fazer parar o mal, romper as comunicações, suspender o tempo. No outro extremo, com o panoptismo, temos a disciplina - mecanismos: um dispositivo funcional que deve melhorar o exercício do poder tornando-o mais rápido,mais leve, mais eficaz, um desenho das coerções subtis para uma sociedade que está por vir. O movimento que vai de um projeto ao outro, de um esquema da disciplina de exceção ao de uma vigilância generalizada, repousa sobre uma transformação histórica: a extensão progressiva dos dispositivos de disciplina ao longo dos séculos XVII e XVIII, sua multiplicação através de todo o corpo social, a formaçãodo que se poderia chamar grosso modo a sociedade disciplinar. Foucault, (1997), pag:173
Coube às sociedades disciplinares organizar os grandes meios de confinamento, os quais tinham como objetivo concentrar e compor, no tempo e no espaço, uma forma de produção cujo efeito deveria ser superior à soma das partes. O indivíduo não cessava de passar de um espaço fechado ao outro: família, escola,fabrica universidade e eventualmente prisão ou hospital.
A existência de mecanismos disciplinares é anterior ao período que Foucault denominou como sociedade disciplinar, mas antes existiam de forma isolada, fragmentada. O padrão de visibilidade das sociedades disciplinares projetou-se no interior dos prédios das instituições, que passaram a ser construídos para permitir o controle interno....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sociedade disciplinar
  • Sociedade Disciplinar
  • A sociedade disciplinar
  • Poder Disciplinar Foucault
  • Sociedade de controle e sociedade disciplinar
  • Sociedade de controle e sociedade disciplinar
  • Sociedade Disciplinar e Sociedade de Controle
  • Foucault- O poder disciplinar e A Domesticação dos corpos.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!