sociedade, direito e cidadania

Páginas: 9 (2136 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
Atividade Virtual
Sociedade, Direito e Cidadania








Salvador
2013

SOCIEDADE, DIREITO E CIDADANIA
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE VIRTUAL

2013.1

PRAZO FINAL PARA POSTAGEM

Prazo Oficial: 29 de abril de 2013 até (às 20:00h) (VALOR 10 PONTOS)
Prazo Estendido: 03 de maio de 2013 até (às 20:00h) (VALOR 7 PONTOS)


INSTRUÇÕES

A atividadedeverá ser realizada INDIVIDUALMENTE.

Para embasar suas respostas, utilizem as aulas da disciplina, os vídeos disponibilizados no AVA e pesquisem também outras fontes, visando enriquecer o seu aprendizado.

Utilize a ABNT;

Configuração de plágio levará o aluno a ter sua atividade zerada;

Mesmo que estudem juntos, a atividade de um aluno NÃO poderá ser igual à de outro.

CRITÉRIOSClareza, coerência, organização e devida fundamentação das ideias apresentadas;
Capacidade de associação entre saberes da disciplina e entre estes e as questões propostas;
Aplicação correta da língua Portuguesa;
O atendimento correto ao enunciado das questões;
Se for necessário utilizar transcrições, estas devem ser contextualizadas e devem conter a indicação devida da fonte com a realizaçãoadequada da referência, atendendo aos direitos autorais e respeitando a justa medida da avaliação.












ATIVIDADE
1ª QUESTÃO

Justifique o seu posicionamento se é a FAVOR ou CONTRA ao sistema de Cotas no Brasil. É importante utilizar como base argumentativa as raízes históricas do Brasil e o principio contitucional da igualdade que trata “ Todos são iguais perante a lei, semdistinção de qualquer natureza”, art. 5º da Constituição Federal.
Resposta:
Sistema de cotas é um assunto polêmico e que gera muita discussão até os dias atuais, é uma medida implantada pelo governo para reservar um determinado numero de vagas em algumas instituições publicas como universidades e concursos públicos para determinado grupo racial ou social com o objetivo de diminuir a desigualdadeenorme que existe em nosso País devido a um processo histórico depreciativo que esses grupos sofreram. O sistema de cotas é uma forma imediatista que o governo achou para tentar reparar uma exclusão social que esses grupos sofrem indiretamente seja por falta de condições financeira, seja por falta de oportunidades.
A implantação do sistema de cotas gera muita contradição principalmente no que dizrespeito às cotas raciais onde algumas pessoas acham que isso poderia acabar aumentando o racismo dentro das universidades e poderia rolar certo tipo de injustiça no que diz respeito a classificação das etnias, pois algumas pessoas poderiam se declarar negras sem realmente ser. Esse sistema de cotas também entra em contradição com o art. 5º da Constituição Federal que diz que “ Todos são iguaisperante a lei, sem distinção de qualquer natureza” pois com a implantação do sistema de cotas haveria uma separação de raças ou de classe eles não concorreriam de forma universal e sim separados .
O problema da desigualdade social é muito grave e não é resolvido de uma hora para outra é uma questão delicada e que requer tempo. A medida implantada pelo governo é valida visto que o pessoal debaixa renda tem bastante dificuldade para ingressar em faculdades federais e estaduais devido a precariedade as escolas publicas e a questão financeira que não ajuda. Esse sistema de cota deveria ser provisório para que o governo faça uma reestruturação nas escolas publicas de base e no sistema de inclusão social de raças e econômica que é de onde vem o problema não adianta dar o peixe o importante éensinar a pescar. O ensino de universidades Publica é referencia no Brasil em compensação as escolas são o oposto onde acaba passando uma péssima educação aos alunos que acabam despreparados para concorrer de igual a igual com os alunos de escolas particulares no vestibular. No sistema de cotas nem sempre o mais preparado é que entra na faculdade e isso pode gerar uma má formação dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade Direito e Cidadania
  • SOCIEDADE, DIREITO E CIDADANIA
  • Sociedade Direito e Cidadania
  • SOCIEDADE DIREITO E CIDADANIA
  • sociedade direito e cidadania
  • Sociedade, Direito e Cidadania
  • fórum
  • SOCIEDADE DIREITO E CIDADANIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!