Sociedade de Massa

Páginas: 4 (905 palavras) Publicado: 6 de março de 2014
O texto analisado decorre sobre parâmetros históricos para entender e definir a sociedade de massas. Focarei, entretanto, no resultado do desenvolvimento das sociedades modernas, no processo detransformação cultural e na consolidação da sociedade burguesa baseada no individualismo. É a partir dessa perspectiva que vou fundamentar meus argumentos, procurando refletir sobre a individualização nasociedade moderna e sua influência nas identidades e no comportamento contemporâneo. Mesmo sendo um assunto complexo conforme argumenta Alain Hesrcovici:

''(...) não é possível falar, objetivamente,em identidade cultural numa coletividade dividida em classes sociais, seja ela local ou nacional. A cultura não pode ser concebida como um processo social homogeneizador que permitiria abranger atotalidade da coletividade; o jogo de exclusão não permite definir elementos simbólicos comuns à totalidade dos membros da sociedade. '' (HESRCOVICI, 2001,14)

Na complexidade da sua estrutura, asociedade de massa é um fenômeno recente, do nosso século; mas, ao mesmo tempo, ela é resultado de um longo processo de modernização, que pressupõe um progressivo envolvimento social, político e culturaldas grandes massas da população, como ressalta Bajonas.
É no final dos anos 20 que nasce o termo "cultura de massas" para definir uma era em que os meios de comunicação e informação são usados paraatingir milhares de pessoas ao mesmo tempo. A sociedade tem acesso a praticamente todo o tipo de informação, independente de lugar ou tempo. A mídia exerce enorme poder sobre as culturas, é a grandeformadora de opinião das sociedades modernas e contemporâneas. A Escola de Frankfurt formula o conceito de "indústria cultural", significando a inserção no mercado de produtos culturais em série que sãoconsumidos pela sociedade como estipula a mídia, que, por sua vez, tem o poder de manipular as massas, "ditando", por exemplo, o que deve ser consumido. O que também pode ser descrito como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a sociedade de massa.
  • Sociedade em Massa
  • Sociedade de massa
  • sociedade e massa
  • Sociedade de massas
  • Sociedade de Massa
  • sociedade massa
  • Sociedade De Massa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!