Sociedade de informação - comunicação e democracia

Páginas: 8 (1899 palavras) Publicado: 12 de maio de 2012
Comunicação e democracia
Desde os tempos mais remotos em que o Homem surgiu, que o nosso mundo tem sofrido uma grande evolução. O próprio sentido da existência da vida, desde a luta pela sobrevivência, á construção de instrumentos, e edificações teve sempre como base o grande poder que nos diferencia dos outros animais: o poder do pensamento, o facto de sermos racionais.
O Homem a uma certaaltura da sua existência, sentiu a necessidade de se organizar em diversos grupos, e para o sucesso desses grupos serem alcançados foi sempre necessária a nomeação de um líder, elemento que normalmente era reconhecido por ter uma certa sabedoria. O Homem ao possuir algo deve ter como objectivo estender o que de bom possui, por isso a sabedoria é sempre um meio a que devemos ter a ambição de a retercada vez mais. Os seres humanos, como indivíduos, tinham o seu próprio ideal de desenvolvimento, a democracia.
A democracia é então, um regime fundado, cujo poder é atribuído ao Povo, com o sentido de dar liberdade e valor aos direitos fundamentais de cada indivíduo, cedendo-lhe a sua dignidade, com a criação de várias e diversas leis. É esta a política da sociedade ocidental, caracterizadapela informação, a informatização, o desenvolvimento cívico que é expandido a uma escala universal. Por isso podemos afirmar que vivemos numa sociedade de informação.
Este termo é recente e foi adotado, juntamente com as suas transformações, com muito proveito. No trabalho, na educação e, de uma forma mais geral, no nosso estilo de vida, a influência e o impacto das Tecnologias da Informação e daComunicação (TIC) resultou em alterações graduais mas muitas vezes decisivas. Alterações que trouxeram benefícios para os indivíduos de uma sociedade que dispõe de cada vez mais conhecimento e informação. Dirigimo-nos, com alguns contratempos, a um futuro que se pretende melhor, mais seguro e mais saudável. 

Da educação à saúde, passando pelos transportes, pelas telecomunicações, peloemprego, pela segurança ou pelo entretenimento, muitas são as áreas que beneficiam dos avanços desta sociedade de informação. 

Computadores, fibras ópticas, televisores interativos, telemóveis ou e-books fazem parte do leque de recursos que hoje existem para unir os cidadãos do mundo - melhorando a comunicação de dados, o transporte de bens e serviços, melhorando globalmente odia-a-dia dos indivíduos. 

Aparentemente, toda a informação, abrangendo temas tão diversos como a educação, a saúde, o desporto ou a política, a nível nacional, regional ou internacional, está presente na Internet, meio também cada vez mais utilizado para trocas comerciais. 

No ecrã de um computador, de uma televisão ou de um telemóvel podemos conhecer as projecções daseleições que terminaram no País há um segundo, visitar um museu noutro continente, participar num leilão, encomendar um presente, saber as notícias mais recentes quer sobre conflitos à escala mundial quer sobre os rumores da cidade onde habitamos. 

Podemos hoje aceder via Internet a um manuscrito com centenas de anos numa biblioteca digital, ver a rua e a casa onde habitamos em imagensa partir do espaço ou beneficiar de conhecimentos médicos de especialistas que se encontram em outros continentes. 

Sem barreiras e encarada como uma das ferramentas mais importantes para combater a exclusão, a Internet é uma das mais importantes inovações dos tempos modernos, que trouxe benefícios substanciais para as economias e as sociedades. Mudou, e continua a mudar, a forma comonos relacionamos, aprendemos e trabalhamos. Muito atractiva para as crianças e jovens, a Internet é também um meio que não é isento de riscos, o que tem levado ao lançamento de iniciativas que visam uma sensibilização dos pais e educadores para a importância e acompanhamento dos mais novos nas comunicações on-line. 

Mas se nestas áreas e processos se estabelecem pontes entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meios de comunicação da sociedade da informação
  • A comunicação política em itália na era da sociedade de informação
  • Os avanços das tecnologias (ead) na comunicação e informação na sociedade .
  • Tecnologias de informação e comunicação e suas implicações para a sociedade e a educação
  • A influência das tecnologias da informaçao e da comunicaçao (tic) na sociedade
  • O impacto das tecnologia de informação e comunicação no nosso cotidiano ou sociedade
  • Democracia e Sociedade
  • A sociedade da informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!