Sociedade de consumo

Páginas: 5 (1184 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
[pic]

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

FCA – Faculdade de Comunicação e Artes















Teorias Sociais e Contemporâneas

Sociedade de Consumo

“Como a Publicidade influencia a sociedade de consumo”













GrupoLucas Sallum Patrícia Marra

Pedro ParrelaBelo Horizonte

Maio 2011






I – Introdução



A consolidação da Sociedade de Consumo se deu a partir dos anos 50, após a segunda guerra mundial, onde passou a ser propagado nos EUA e Europa,o chamado “American way of life”. A sociedade que era em sua maioria rural, migra para as cidades e seus objetivos passam a ser pautados no sucesso profissional e de sua remuneração. Aideia de vencer na vida e de ser alguém com uma carreira de sucesso é agora via de regra. A crescente difusão do cinema Hollywoodiano, o culto as celebridades, reconfigura uma sociedade que passa a supervalorizar o indivíduo e seu feitos e conquistas. Juntamente a isso o processo de industrialização encontra seu ápice desde a Revolução Industrial, com um grande mercado consumidor ávido por novidadestecnológicas e buscando compensações por anos sombrios e sofridos de guerra. Partindo dessa Ideologia da compensação a Publicidade vai basear todo seu pensamento para atrair o mercado consumidor, a chamada “auto-indulgência” é o que irá justificar uma sociedade como de consumo. O ato da compra passa a subjetivar um valor que está além do produto, ela agrega um valor determinante ao consumidorque está vinculado a marca daquele produto e seu status social e mercadológico.





‘Compro, logo sou...”, deveria ser acrescentado “um sujeito”.”

(BAUMAN, 2007 pag 27















II – Sociedade de Consumo

Asociedade de consumo se caracteriza pelo consumo em massa de bens e serviços, que são disponíveis pela grande produção desses produtos.  Este é um comportamento muito comum na sociedade atual, por isso torna-se um bom objeto de estudo para compreender o consumidor contemporâneo. De modo geral, uma sociedade capitalista que prioriza o acúmulo de cultura material a partir de mercadorias e serviços.Ela se enquadra em uma sociedade característica do mundo desenvolvido em que a oferta excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados. Uma análise desse fenômeno nos ajuda a compreender ainda mais o impacto das estratégias de mercado e do papel da publicidade na vida dos indivíduos.

O surgimento da sociedade de consumo decorrediretamente do desenvolvimento industrial que, a partir de certo momento, e pela primeira vez em milênios de história, ocasionou uma inversão no painel: ficou mais difícil vender os produtos e serviços do que fabricá-los. Este excesso de oferta, aliado a uma enorme profusão de bens colocados no mercado, levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing extremamente agressivas e sedutoras, além defacilidades de crédito, tanto das empresas industriais e de distribuição como do sistema financeiro. Deste modo, as empresas procuram driblar suas dificuldades promovendo estratégias de marketing agressivas, e foram criados os crediários, que facilitavam a compra dos clientes, parcelando o valor das suas compras.

Neste momento, as pessoas passam a pertencer a um novo período importante dahistória, na qual define um comportamento que é muito presente nas sociedades contemporâneas: o consumismo. Por isso, passa a ter grande importância nos estudos da Teoria Social, que é uma ferramenta de grande importância para a realização de estudos sobre a sociedade. Assim, Teoria Social tem o objetivo de esclarecer e conceituar o fenômeno.




No período chamado Capitalismo Pesado, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é Sociedade de Consumo?
  • Sociedade de consumo
  • Sociedade de consumo
  • A sociedade de consumo
  • A sociedade de consumo
  • Sociedade de consumo
  • sociedade de consumo
  • Sociedade De Consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!