Sociedade da tecnologia e informação - avanços e limites éticos"

Páginas: 26 (6280 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
"Sociedade da Tecnologia e Informação - avanços e limites éticos"

Introdução
A Ciência defini-se por proporcionar ao homem um objectivo da realidade, tal conhecimento pode ser evidenciado para tornar mais eficaz a produção da vida material, e tal evidencia constitui a tecnologia. Outra diferença conveniente é a que contrasta a “Tecnologia”, definida também desta forma, com a “Técnica”, que sedirecciona a outros recursos, não informados pelo conhecimento científico, de que o Homem se apoia para solucionar questões práticas.
Na realidade, a Tecnologia é tão antiga quanto a Humanidade, estando intimamente ligada com os a aplicação de meios para alcançar sucesso em meras actividades. Desde a existência do Homem, que este veio continuamente recorrendo ao auxílio da tecnologia, queprogride também com o mesmo. Actualmente, estamos presentes numa sociedade completamente dependente da tecnologia assim como do progresso cientifico, ou seja, uma sociedade tecnocientífica; uma sociedade cujo os jornais, a televisão, a rádio e até mesmo publicidade que se encontra nas habituais caixas de correio, faz da ciência um tema bastante presente nos nossos dias.
Numa altura de grandesdescobertas e aperfeiçoamentos tecnológicos e científicos, como por exemplo o caso da genética e de alguns progressos na cura da SIDA assim como do cancro, atravessando o caso da obtenção de energia eléctrica mediante geradores movidos a energia solar ou eólica, ocorreu uma separação, fazendo com que hoje em dia, ao contrário de tempos mais remotos, se comecem a edificar questões ético-morais face àciência. Contudo é necessário conhecer, além da sua aplicação, o seu conteúdo, visto que na sociedade actual, a controvérsia que confronta o cientificamente provável assim como o eticamente aceitável serão crescentemente contínuas.
Abordando “a face negra” do conflito, tomamos consciência de que a tecnociência tem arrastado consigo algumas questões problemáticas, nomeadamente acerca do seudesenvolvimento descontrolado e o astronómico poder sob o Homem assim como sob a Natureza. Embora incontáveis esforços desenrolados, “ a solução dos problemas criados pelo desenvolvimento tecnológico não será nem de natureza científica nem de cariz técnico “, mas sim uma questão filosófica, visto que a solução para esta proposição anui só e apenas nela.
Desde o século XVII, que a ciência e técnicaconcebeu à humanidade a realização de muitos progressos, particularmente no controlo e na exploração da natureza. As suas descobertas e invenções adaptaram as sociedades actuais, que para o bem, quer para o mal. As aplicações têm dois prismas, ou seja, variam no que diz respeito a diminuir o sofrimento humano, mas colaboram também para aumentar a aptidão destrutiva dos aparelhos militares ou a separaçãoda vida na terra. O seu encadeamento moral é bastante evidente para que se possa ignorar. Contudo a ciência e a técnica estão hoje presentes em bastantes domínios, nitidamente a serviços das estratégias do poder ou do aumento dos lucros multinacionais. Várias experiências cientificas têm tomado formas condenáveis ao reduzirem seres humanos a meras cobaias.
Associada à Tecnociência está aBioética ou ética da vida, isto é, funciona como um estudo interdisciplinar que tenta cimentar as normas que devem conduzir a acção no campo da intervenção técnico-científica do Homem em relação à sua própria vida. Uma das questões que está hoje em causa, não é apenas a da responsabilidade moral dos cientistas e inventores, mas também a necessidade de se estabelecerem limites para as experiênciascientífico-tecnológicas.
No desenrolar do trabalho será reflectido e questionado toda a autoridade e riscos postos em causa pela tecnociencia, assim como será também reflectido sobre o diálogo fundamental entre a ética e a ciência, tentado sempre obter as respostas mais convenientes acerca de toda esta problemática presente no actual progresso tecnológico da sociedade contemporânea. Estará ainda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os avanços das tecnologias (ead) na comunicação e informação na sociedade .
  • Avanço da Tecnologia da informação e comunicação
  • Aspectos éticos da tecnologia de informação
  • Beneficios do avanço da tecnologia na sociedade
  • Avanços da tecnologia da informação na area contabil
  • Tecnologia E A Sociedade Da Informação
  • Tecnologia, informação e sociedade contemporânea.
  • Novas Tecnologias e a Sociedade da Informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!