Sociedade da informação

Páginas: 10 (2401 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Capitulo 1 – a Sociedade da Informação
1.2- O programa Sociedade da Informação no Brasil
As oportunidades e os riscos
Os países em geral enfrentam desafios peculiares diante do caminho rumo à sociedade da informação. Cada desafio reflete oportunidades e riscos que levam a cada país descobrir sua rota e suas prioridades.
Comércio eletrônico: a pedra de toque da nova economia
Os negócioseletrônicos (e-business), entre os quais o comércio eletrônico (e-commerce) são primordiais para a modernização do setor produtivo, pois permeiam sua ampliação e diversificação de mercados alem de aperfeiçoar as atividades de negócios. Para tal é preciso que os envolvidos (produtores de bens e serviços e consumidores) estejam conectados as redes digitais sendo necessário então a ampliação efacilitação do acesso às mesmas para que as empresas tornem-se capacitadas para a operacionalização dessa nova mobilidade de negócio e comércio.
PME= oportunidades na nova dinâmica
As Pequenas e Médias Empresas, apesar de geradoras de emprego, trabalho e renda no país Brasil (empregam 60% de mão de obra) são responsáveis por apenas 6% do valor exportado. Diante deste cenário, as tecnologias deinformação e comunicação e a Internet emergem como facilitadoras do processo de divulgação de negócios, oferecem comunicação mais rápida e barata, acesso a informações úteis e agilizam na compra e venda. A utilização dessas tecnologias aumenta a competitividade das PME(s) e conta com a concorrência de similares estrangeiros que as utilizam para competir no mercado brasileiro.
Empreendedorismo:inovação e capital intelectual como base dos novos negócios
Perante a sociedade da informação torna-se imperativo inovar e converter conhecimento em vantagem competitiva para a conquista de um diferencial.
Dessa inovação extrai-se a drástica baixa da vida útil dos produtos e a necessidade de modernização continua da produção e comercialização de produtos. O processo inovador valoriza a produçãoe aplicação de informações e conhecimentos e sua gestão, nos moldes da inteligência coletiva, empresarial e organizacional países mais desenvolvidos enfatizam a importância do capital intelectual.
Em nível de Brasil, cabe ao poder político e a iniciativa privada o incentivo e financiamento para a incorporação de novos conhecimentos acerca da geração de negócios e surgimento de projetosinovadores.
Oportunidades de trabalho para todos: mais e melhores empregos
Atualmente o mercado de trabalho se transforma de maneira radical. Alguns empregos são transformados, substituídos ou ate mesmo extintos. Para o Brasil, o desafio é tirar partido do avanço tecnológico para gerar mais e melhores oportunidades de trabalho acessíveis à população de baixa renda. Para isso apoia o aprendizadocontinuado e o desenvolvimento de novas habilidades e competências, sobretudo quanto ao conhecimento das tecnologias de informação e comunicação, pois a mão de obra qualificada viabiliza ganhos na produtividade, competitividade e ampliação da oferta de empregos.
Universalização do acesso: combatendo desigualdades e promovendo a cidadania
Enquanto os países economicamente desenvolvidos desfrutam deserviços digitais de ultima geração, uma grande parcela da população dos demais países não detém sequer telefonia básica. A ampliação do acesso à informação poderá conduzir a sociedade a relações sociais mais democráticas porém poderá gerar uma nova lógica de exclusão, aumentando-se as desigualdades já existentes entre sociedades e setores de maior e menor renda. No novo paradigma a universalizaçãodos serviços de informação e comunicação emerge como condição necessária, porém insuficiente, para a inserção dos indivíduos como cidadãos. Ainda é necessário buscar meios que garantam este acesso de forma equânime à todos os cidadãos para que estes possam beneficiar-se dessa inclusão digital.
Educação e aprendizado ao longo da vida: desenvolvendo competência
Na nova economia é necessário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sociedade da informação
  • Sociedade da Informação
  • A sociedade da Informação
  • sociedade da informação
  • Sociedade da informação
  • Sociedade da informação
  • sociedade da informação
  • Sociedade da Informaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!