Sociedade da informação

Páginas: 10 (2485 palavras) Publicado: 31 de março de 2013
A Sociedade da Informação A Sociedade da Informação está baseada em tecnologias de informação e comunicação que envolvem a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos, como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Essas tecnologias não transformam a sociedade por si só, mas são utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais,econômicos e políticos, criando uma nova comunidade local e global: a Sociedade da Informação. Em cada país, a Sociedade da Informação está se construindo em meio a diferentes condições e projetos de desenvolvimento social, econômico e político, segundo estratégias adequadas a cada contexto. Uma Sociedade da Informação para todos os brasileiros supõe, em síntese, que sejam observados princípios emetas de inclusão e eqüidade social e econômica, de diversidade e identidade culturais, de sustentabilidade do padrão de desenvolvimento, de respeito às diferenças, de equilíbrio regional, de participação social e de democracia política. O Programa O Programa Sociedade da Informação (SocInfo) brasileiro é um programa coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Resultado dosdesdobramentos das ações do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), o Programa foi instituído pelo Decreto nº 3.294, de 15 de dezembro de 1999, assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e faz parte do conjunto de projetos que compõe o Plano Plurianual 2000 -2003 (PPA), com um aporte de recursos previsto de R$ 3,4 bilhões. O Programa SocInfo está estruturado em sete grandes linhas deação: - Mercado, trabalho e oportunidades; - Universalização de serviços para a cidadania; - Educação na sociedade da informação; - Conteúdos e identidade cultural; - Governo ao alcance de todos; - P&D, tecnologias-chave e aplicações; - Infra-estrutura avançada e novos serviços. Cada linha de ação terá seus próprios Mecanismos de execução que incluem chamada de projetos, parcerias com o setor privado ecooperação internacional em combinações apropriadas à natureza de atividades da linha.

Objetivo

O objetivo do Programa Sociedade da Informação é integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir para que a economia do país tenha condições de competir no mercado global e, ao mesmo tempo, contribuir para a inclusão socialde todos os brasileiros na nova sociedade.

1 de 10

Implantação

O Programa foi lançado em dezembro de 1999 pela Presidência da República, por meio do Decreto 3.294/99. Sua coordenação está a cargo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e seu detalhamento confiado a um Grupo de Implantação, composto por representantes do governo, setor privado, comunidade acadêmica e terceiro setor.A fase de implantação, ao longo do ano 2000, compreende:

- a elaboração de uma primeira proposta detalhada de Programa, no chamado Livro Verde; - um amplo processo de consulta à sociedade; - a consolidação, em um Livro Branco, de um plano definitivo de atividades para o Programa, a partir da incorporação ao Livro Verde das idéias e opiniões colhidas no processo de consulta .

Mecanismos deExecução

A execução do Programa pressupõe o compartilhamento de responsabilidades entre os três setores: governo, setor privado empresarial e os demais setores organizados da sociedade civil. Para tanto, irá se desdobrar nas sete grandes Linhas de Ação mencionadas acima. Cada linha de ação será, por sua vez, traduzida em um conjunto de ações concretas, com planejamento, orçamento, execução eacompanhamento específicos. A fase de execução, no período de 2001 a 2003, compreende: - uma etapa de decolagem (até junho de 2001), em que as principais ações iniciais previstas no Programa serão colocadas em execução via contratação, editais, parcerias etc.; - uma etapa de operação em regime (de julho de 2001 a junho de 2003), com início de novas ações e acompanhamento das que estão em curso;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sociedade da informação
  • Sociedade da Informação
  • A sociedade da Informação
  • sociedade da informação
  • Sociedade da informação
  • Sociedade da informação
  • sociedade da informação
  • Sociedade da Informaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!