sociedade comendita simples

699 palavras 3 páginas
SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES
É o tipo societário em que um ou alguns dos sócios, denominados
“comanditados”, têm responsabilidade ilimitada pelas obrigações sociais.
E outros, os sócios “comanditários”, respondem limitadamente por essas obrigações.
Podem ser sociedades simples ou empresárias, e dessa forma seu registro se dará no RCPJ, se simples, ou na Junta Comercial, se empresária.
Somente os sócios comanditados podem ser administradores, e o nome empresarial da sociedade só poderá valer-se de seus nomes civis. Ademais, devem ser necessariamente pessoas físicas.
Já os comanditário podem ser pessoas físicas ou jurídicas.
O contrato social tem que prever quais sócios são comanditados e quais são comanditários. Art. 1.045. Na sociedade em comandita simples tomam parte sócios de duas categorias: os comanditados, pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e os comanditários, obrigados somente pelo valor de sua quota. Parágrafo único. O contrato deve discriminar os comanditados e os comanditários. A lei estende aos sócios comanditados os mesmos direitos e obrigações dos sócios da sociedade em nome coletivo.
Art. 1.046. Aplicam-se à sociedade em comandita simples as normas da sociedade em nome coletivo, no que forem compatíveis com as deste Capítulo.
Os sócios comanditários, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, estão sujeitos às restrições específicas que lhes reserva a lei: não poderão praticar atos de gestão da sociedade, para se evitar a possibilidade de, agindo em nome dela, serem tomados por administradores e sócio de responsabilidade ilimitada.
Art. 1.047. Sem prejuízo da faculdade de participar das deliberações da sociedade e de lhe fiscalizar as operações, não pode o comanditário praticar qualquer ato de gestão, nem ter o nome na firma social, sob pena de ficar sujeito às responsabilidades de sócio comanditado.
Parágrafo único. Pode o comanditário ser constituído procurador da

Relacionados

  • Jifi
    918 palavras | 4 páginas