Sociedade africana na região subsaariana

Páginas: 2 (392 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
O processo de formação das monarquias nacionais européias remonta uma série de mudanças que se iniciaram durante a Baixa Idade Média. De fato, o processo de consolidação das monarquias foi um dosmais evidentes sinais das transformações que assinalavam a crise do sistema feudal e a construção do sistema capitalista, legitimado pela nascente classe burguesa. No entanto, mesmo a surgir nessecontexto de mudança, as monarquias não simbolizavam necessariamente a crise do poder nobiliárquico.

Nesse sentido, a constituição das monarquias pode ser compreendida enquanto um processo que conseguiuatender simultaneamente os interesses dos nobres e dos burgueses. Por um lado, a formação das monarquias conseguiu conter as diversas revoltas camponesas que marcaram os finais da Idade Média com areafirmação da propriedade feudal. Por outro, essas mesmas monarquias implantaram um processo de padronização fiscal e monetário que atendia a demanda econômica da classe burguesa. 
Cidades italianascomo Florença e Veneza foram as principais impulsionadoras das atividades comerciais na Europa, principalmente por fornecerem as especiarias vindas do Oriente, já que tinham controle sobre oMediterrâneo. O desenvolvimento e intensificação das feiras-livres cresceu junto com a produção agrícola. O fluxo das especiarias e as feiras possibilitaram a estruturação e surgimento de rotas de comércioligando as cidades aos pontos de comércio (esse conjunto de ligações pode ser chamado de entroncamento), que cresciam e se desenvolviam economicamente, com destaque para Champanhe (França) e Flandres(Bélgica).
A retomada do uso da moeda (as principais da época: Florim de Ouro e Ducado de Ouro) auxiliou nas ações financeiras, como as atividades de crédito e bancárias, na retomada do trabalhoassalariado e na formação de associações de controle da produção e comércio, em destaque:
Hansas / Ligas Hanseáticas: associações de mercadores (monopólio do comércio local, controle da concorrência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sociedades africanas da região subsaariana até o século xv
  • as sociedade africanas da região subsaariana até o século xv
  • Sociedades africanas da região subsaariana no século XV
  • As sociedades Africana da região subsaariana no século Xl
  • Sociedade africana da região subsaariana até o seculo XV
  • As sociedades Africanas da região subsaariana até o século XV
  • Atividades Africanas da Região Subsaariana
  • as sociedades africanas subsaarianas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!