Socieconomia e Geopolitica

731 palavras 3 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Direito
Professor: Agostinho Schneiders
Nome do estudante: Beatriz Colonetti
Data: 24.04.2015

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

R: Na historia do capitalismo ocorreu três revoluções industriais, a primeira de todas na Inglaterra entre os anos de 1820 e 1830 (Entre os séculos XVII e XIX). Na primeira revolução industrial que ocorreu na Inglaterra o sistema de técnica de trabalho era o paradigma manchesteriano mais conhecido como Manchester base do deste sistema era o trabalho assalariado cujo carne e o trabalho por oficio. A queda da Inglaterra ocorreu no final do século XIX quando iniciou a segunda revolução industrial o que significou a passagem hegemonia da Inglaterra para os Estados Unidos da América as principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra foi o trabalho metalúrgico, químico e o fordismo e taylorismo como produção de trabalho. Com o fordismo( empresário Ford, criador, na indústria de auto moveis, em Detrid nos EUA) deu ao Estados Unidos ascensão do sistema que se tornou o paradigma de regulação técnica e do trabalho conhecido em todo o mundo.
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois

Relacionados

  • Ad1 Socieconomia E Geopolitica
    618 palavras | 3 páginas
  • Relatório Ambiental
    29269 palavras | 118 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas