socieconomi e geopolitia

406 palavras 2 páginas
Aluna: Bianca Rodrigues Silva
Roteiro de Estudo 1 - Atividade:
1. Milton Santos é um grande geógrafo brasileiro que por meio de suas idéias deixou heranças a geografia que nos beneficiam nos dias atuais, onde adquiriu grande destaque ao estudar linhas do espaço geográfico que eram esquecidas como os pobres marginalizados e criticados por outros do meio, por se referirem a eles com criticas negativas. Ele instaurou de forma mais critica os conceitos de lugar e espaço não se baseando em preceitos básicos mais tentando entender o seu redor e origem, abrangendo seus estudos a população urbana, seus meios e levando um olhar especial para os menos favorecidos (periferias) revolucionou o pensamento de sua época. Sobre seu conceito de “homem lento” é sua referencia ao homem comum, que está a par do movimento globalização não tendo conhecimento das tecnologias, resistindo as essas transformações no seu meio comum e próprio, sendo assim só parte do todo mais não tendo participação direta, mais não que sua existência não influencie os mesmos.

2. Milton nos apresenta de forma mais ampla onde não devemos nos fixar no pensamento de espaço somente em territórios e suas delimitações, onde para compreendê-lo necessitamos de conhecimento histórico-cultural. Pois até mesmo para o estudo da evolução de um lugar é preciso o saber de sua origem, pois está provavelmente estão ligadas as características locais culturais, sociais, econômicas e as necessidades do espaço, assim teremos um estudo e aprendizado de forma mais expansiva do assunto.

3. Em relação ao consumismo podemos apontar como pontos positivos o crescimento das indústrias com uma democratização social, onde todos de todas as classes tenham acesso as redes de consumo e a oportunidade de emprego tanto na parte de criação, industrialização tanto na de distribuição e comercialização abrindo um leque de oportunidades para muitos. Já nos pontos negativos a criação da indústria muitas vezes implica no desmatamento de áreas

Relacionados