Socialização organizacional

Páginas: 7 (1540 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL NO SETOR FARMACÊUTICO

Resumo:

Os processos de socialização nas organizações têm revelado no mercado de farmácias um cenário de diversidade conceitual. Onde pudemos apurar como gestores no setor farmacêutico integram seus novos colaboradores, observando o bem estar no ambiente de trabalho, a convivência diária da equipe, o desenvolvimento das ações que conciliamcrescimento econômico junto ao bem estar e a produtividade dos colaboradores e a satisfação dos clientes. É de grande importância para este estudo a avaliação por meio da empresa que todos os colaboradores se sintam bem dentro do ambiente de trabalho onde os mesmos irão se dedicar a maior parte do tempo,com isso as empresas tendem a mantê-los motivados e satisfeitos. Este trabalho foi desenvolvidopara um melhor entendimento, de como as empresas se desenvolve e evoluem ao decorrer do tempo.
Palavras-Chave: Socialização Organizacional, Empresas do setor farmacêutico.

1-Introdução

Este trabalho visa investigar a direta relação socialização organizacional em empresas do setor farmacêutico, observando as tendências corporativas e seus respectivos resultados.
Como se aplica osobjetivos, processos e políticas de socialização organizacional em empresas do setor farmacêutico?
As organizações têm o objetivo de divulgar a sua cultura através de algum processo de socialização para que os colaboradores possam se adequar aos padrões de comportamento da empresa de maneira que venham a assimilar essa cultura, podendo assim desenvolver sua capacidade produtiva em benefício dodesenvolvimento da organização. Isso só é conseguido se esse processo de socialização for bem aplicado pela empresa e, consequentemente bem absorvido pelos funcionários. Podemos dizer que socialização consiste num processo contínuo no qual o indivíduo ao longo da vida aprende, identifica hábitos e valores característicos que o ajudam no desenvolvimento de sua personalidade e na integração de seu grupo,tornando-o sociável, ressalta a importância da socialização ao mostrar que a sociedade só pode existir porque penetra no interior do ser humano, moldando sua vida, criando sua consciência, suas ideias e valores.
Serão expostas características de diversas abordagens sobre o tema socialização organizacional, levando em consideração a utilização de estratégias de socialização, pois um indivíduosocializado contribui com seu potencial intelectual, social e de trabalho para o alcance das metas da organização. Conclui-se com uma pesquisa de campo em empresas do setor farmacêutico.

2-Fundamentação Teórica

As organizações que pretendem manter sua competitividade no mercado globalizado podem investir na capacitação de pessoas, levando em consideração a utilização de estratégias de socialização,pois um indivíduo socializado contribui com seu potencial intelectual, social e de trabalho para o alcance das metas da organização. A utilização das estratégias é uma forma eficaz para a integração entre o indivíduo e organização, reduzindo-se, dentre outras dificuldades enfrentadas pelas organizações, a rotatividade de funcionários que não se adéquam aos padrões organizacionais.
Quando alguém seintegra numa organização leva consigo, não apenas um leque de conhecimentos e aptidões, como um conjunto de valores, motivações e expectativas com à organização e às pessoas que nela trabalham. A organização, por sua vez, é composta de vários indivíduos com valores e motivações, que poderão ser diferentes das do recém-chegado, e que também tem expectativas com a organização e aos outros,incluindo o novo elemento. Deste modo, o equilíbrio social existente é alterado com a entrada do novo membro da organização.
Segundo Levy (1973), a socialização é um processo contínuo no qual o indivíduo ao longo da vida aprende, identifica hábitos e valores característicos que o ajudam no desenvolvimento de sua personalidade e na integração de seu grupo, tornando-o sociável, hábitos estes que não são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socialização Organizacional
  • Socializacao Organizacional
  • Socialização Organizacional
  • SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL
  • Socialização organizacional
  • Paper Socialização organizacional
  • Socialização e psicologia organizacional
  • Socialização organizacional; integração na organização.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!