socialização na escola

Páginas: 11 (2740 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
RESUMO

O caráter plural e complexo do processo de socialização na enfatiza a socialização e a afetividade. Visa amenizar o nível de violência entre os alunos nos intervalos, em sala de aula, nos horários de recreação e entre eles.
Salienta a importância de trabalhar valores com os alunos desta faixa etária escolhida, tendo em vista, que os mesmos estão em formação e devido a este fato surgea necessidade de desenvolver e compreender estes valores para poder conviver em grupos, tornando o ambiente escolar o mais acolhedor e agradável possível.



Palavras-chave: Afeto, Diálogo, Identidade, Solidariedade , Socialização.
ABSTRACT


The plural nature of the socialization process and the complex emphasizes socialization and affection. Aims to minimize the level of violence amongstudents during breaks in the classroom, in the hours of recreation and between them.
Stresses the importance of working values ​​with students of this age group chosen in order that they are in training and due to this fact arises the need to develop and understand these values ​​to be able to live in groups, making the school environment more warm and pleasant as possible..



Keywords:Afet, Dialogue, Identity, Solidarity, Socialization.







SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO 5
11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12






1. INTRODUÇÃO

A partir do fato de que muitas crianças apresentam dificuldades de socialização, o queinterfere direta e indiretamente no processo de ensino – aprendizagem, este artigo tem como objetivo principal pesquisar , ressaltar e salientar aspectos como socialização e afetividade .
Levando-se em conta o caráter plural e complexo baseia se na realização de trabalhos que possibilitem amenizar as relações professor x aluno x aluno.
O presente artigo parti do princípio que tais dificuldadessão desencadeadas a partir das relações interpessoais e intrapessoais, neste sentido trabalhar as questões sócio afetiva dos alunos, procurando estabelecer uma relação de carinho e afeto, mostrando-lhes que o mais importante para uma boa convivência seria traçar laços de respeito torna se um fator indispensável .
Iniciou-se a pesquisa pelos aspectos teóricos da socialização e afetividades.Dentre os conceitos teóricos trabalhados neste projeto, está inserida na formação do indivíduo, a tendência afetivista.
Trata-se de procurar fazer os alunos encontrarem seu equilíbrio pessoal e suas possibilidades de crescimento intelectual, mediante técnicas pedagógicas. Procurar-se fazer com que cada um tome consciência de suas orientações afetivas concretas, na esperança de que, de bem consigomesmo, possa conviver de forma harmoniosa com seus semelhantes. Ao invés de se discutirem dilemas abstratos, como na proposta cognitivista, apreciam-se questões concretas na vida dos alunos e procura-se pensar sobre as reações afetivas de cada um das situações relatadas.
Porém, para tal tendência, apresenta três problemas: um deles é, ao priorizar o trabalho com a afetividade, corre-se o risco dechegar a uma moral relativista: cada um é um e tem seus próprios valores. Esse individualismo é incompatível com a vida em sociedade. Deve-se, é evidente, respeitar as diversas individualidades, mas, em contrapartida, cada individualidade deve conviver com outras, portanto, deve haver regras comuns. O segundo problema diz respeito ao trabalho de sensibilização em si – delicado – pede formaçãoespecífica que não é do educador em geral. O terceiro problema pode levar a invasões da intimidade, os alunos sendo levados a falar de si em público, sem as devidas garantias de sigilo.


2. DESENVOLVIMENTO

A escola, sobretudo a escola pública, costuma receber um público heterogêneo. Para muitos educadores, a escola é a primeira oportunidade que os educandos possuem de conversar com pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo de socialização na escola
  • O processo de socialização na escola
  • A escola agente de socialização
  • A influência da afetividade e da socialização na escola
  • A Escola como Espaço de Socialização
  • A família como parceira da aprendizagem e socialização na escola
  • O papel da escola no processo de socialização infantil
  • A escola e a socialização conscientização do ser na sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!