Socialização: como ser um membro da sociedade

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 14 de março de 2013
Socialização: como ser um membro da sociedade
Peter L. Berger e Brigitte Berger

O autor diz que é na infância que o indivíduo começa a receber “influências” da sociedade. A partir do momento em que a mãe estabelece horários para receber alimentação. É a partir desse momento que a sociedade impõe seus padrões de comportamento a criança, e alémdisso, também estende a mão para dentro de seu organismo a fim de regular as funções de seu estômago.
Em suas relações com outros indivíduos, a criança defronta-se com um microcosmo bastante circunscrito. Só bem mais tarde fica sabendo que esse microcosmo se entrosa com um macrocosmo de dimensões infinitamente maiores.
O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade édesignado pelo nome de socialização. A socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual. Os padrões impostos durante o processo de socialização são altamente relativos. Dependem não apenas das características individuais dos adultos que cuidam da criança, mas também dos vários grupamentos a que pertencem esses adultos.
Uma das maneiras de se encarar o processo de socialização éa de que a socialização é vista principalmente como uma série de controles exercidos de fora e apoiada por algum sistema de recompensas e castigos. A socialização pode ser considerada como um processo de iniciação por meio do qual a criança pode desenvolver-se e expandir-se a fim e ingressar num mundo que está ao seu alcance. Sob este ponto de vista a socialização constitui parte essencial doprocesso de humanização integral e plena realização do potencial do indivíduo. A socialização é um processo de iniciação num mundo social, em suas formas de interação e nos seus numerosos significados.
O veículo primordial da socialização é a linguagem. A linguagem constitui um elemento essencial do processo de socialização, pois, é através dela que a criança aprende a transmitir e a reter certossignificados socialmente reconhecidos.
A socialização é um processo de configuração ou moldagem. A criança é configurada pela sociedade, é por ela moldada de forma a fazer dela um membro reconhecido e participante. A socialização é um processo recíproco, visto que não afeta o indivíduo socializado, mas também os socializantes.
É através da socialização que a criança aprende a desempenhar o papeldo outro. A criança aprende não só a tomar atitudes específicas, mas a assumir os respectivos papéis.
A socialização se realiza numa contínua interação com outros. Mas nem todos os outros com que a criança se defronta assumem a mesma importância nesse processo.
Um dos termos utilizados para definir a socialização é interiorização. Esse termo significa que o mundo social, com a suamultiplicidade de significados, passa a interiorizar-se na consciência da criança. Aquilo que anteriormente era experimentado como alguma coisa existente fora dela agora também pode ser experimentado dentro dela. A consciência é basicamente a interiorização dos comandos e proibições de ordem moral vindos do exterior. A medida que a socialização foi levada avante, a criança passou a identificar-se com essespostulados morais. Ao identificar-se com eles, realizou sua interiorização.
A criança é socializada não só para um mundo específico, mas também para determinada individualidade. O eu representa a consciência espontânea ininterrupta da individualidade que todos temos. Já o me representa a parte da individualidade que foi configurada ou moldada pela sociedade. Ou seja, sempre restará algo deexpontâneo e incontrolável, que vez por outra irrompe de forma imprevisível. E é essa parte espontânea da individualidade que se coloca diante da parte socializada.
A parte socializada da individualidade costuma ser designada como a identidade.
A socialização não chega ao fim no momento em que a criança se torna um participante integral da sociedade. Ou melhor poderia se dizer que a socialização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socialização: Como Ser um Membro da Sociedade
  • Resumo: socialização: como ser um membro da sociedade
  • como ser um membro da sociedade
  • Como ser um Membro da Sociedade
  • Como ser um membro da sociedade
  • como ser um membro da sociedade
  • A escola e a socialização conscientização do ser na sociedade
  • Artigo do livro: Sociologia e Sociedade. “Socialização: Como Ser um Membro da Sociedade” Peter L. Berger e Brigitte Berger.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!