Socialização: Como Ser um Membro da Sociedade

Páginas: 7 (1682 palavras) Publicado: 13 de março de 2014
Socialização: Como Ser um Membro da Sociedade
A infância: componentes não-sociais e sociais
A vida tem início com o nascimento. A primeira condição é a de criança. Essa condição envolve certo tipo de relacionamento com o próprio corpo. Experimentam-se sensações de fome, prazer, conforto e desconforto físico e outras mais. O indivíduo também sofre incursões do ambiente físico. O nascimentorepresenta a entrada em um mundo de infinitas experiências. Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo é a história de suas relações com outras pessoas.
Quase todas as facetas do mundo da criança estão ligadas a outros seres humanos. Sua experiência relativa aos outros indivíduosconstitui o ponto crucial de toda experiência. São os outros que criam os padrões por meio dos quais se realizam as experiências. E esses mesmos padrões penetram no organismo, interferem no seu funcionamento. O exemplo mais ilustrativo é o horário das refeições, no qual a criança não apenas é alimentada em horas determinadas, mas também sente fome nessas horas. Numa espécie de representaçãográfica, poderíamos dizer que a sociedade não apenas impõe seus padrões ao comportamento da criança, mas estende a mão para dentro de seu organismo.
Alimentar ou não alimentar: uma questão de fixação social
Alguns dos padrões socialmente impostos à criança podem resultar das características peculiares dos adultos que lidam com ela. Em suas relações com outros indivíduos, a criança defronta-se com ummicrocosmo bastante circunscrito e mais tarde esse microcosmo se entrosa com um macrocosmo de dimensões maiores. Esse macrocosmo desconhecido da criança moldou e definiu antecipadamente todas as experiências com que ela se defronta em seu microcosmo.
A socialização: padrões relativos experimentados como absolutos
O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade édesignado pelo nome de socialização. A socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual, chegando mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo. Os padrões impostos durante o processo de socialização são altamente relativos, dependendo não apenas das características individuais dos adultos que cuidam da criança, mas também dos vários grupamentos a que pertencem essesadultos.
O caráter absoluto com que os padrões sociais atingem a criança resulta de dois fatores bastante simples: o grande poder que os adultos exercem na criança e a ignorância desta sobre a existência de padrões alternativos. Posteriormente a mesma descobre que existem alternativas fora desse mundo, que o mundo de seus pais é relativo no tempo e no espaço e que padrões diferentes podem seradotados.
A iniciação da criança: o mundo transforma-se em seu mundo
Segundo a "visão policialesca", a socialização é vista principalmente como uma série de controles exercidos de fora e apoiada por algum sistema de recompensas e castigos. Sob outro ângulo mais benigno, a socialização passa a ser considerada um processo de iniciação por meio do qual a criança pode desenvolver-se e expandir-se afim de ingressar num mundo que está ao seu alcance. Neste ponto de vista, a socialização constitui parte essencial do processo de humanização e realização do potencial do indivíduo. Logo, é o processo de iniciação num mundo social, em sua s formas de interação e nos seus numerosos significados.
A linguagem, o pensamento, a reflexão e a "fala respondona"
A criança é configurada pela sociedade, épor ela moldada de forma a se tornar um membro reconhecido e participante. A criança não é uma vítima da socialização, pois esta é um processo recíproco que afeta tanto o indivíduo socializado quando os socializantes. A capacidade da criança de exercer uma ação individual e independente sobre o mundo e as pessoas que o habitam, cresce na razão direta da capacidade de usar a linguagem. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socialização: como ser um membro da sociedade
  • Resumo: socialização: como ser um membro da sociedade
  • como ser um membro da sociedade
  • Como ser um Membro da Sociedade
  • Como ser um membro da sociedade
  • como ser um membro da sociedade
  • A escola e a socialização conscientização do ser na sociedade
  • Artigo do livro: Sociologia e Sociedade. “Socialização: Como Ser um Membro da Sociedade” Peter L. Berger e Brigitte Berger.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!