Socialismo

Páginas: 19 (4645 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Socialismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Google — notícias, livros,acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Red flag II.svg
Socialismo
Temas centrais[Expandir]
Correntes[Expandir]
Socialismo religioso[Expandir]
Pessoas e organizações[Expandir]
Temas relacionados[Expandir]
v • e
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração, e a propriedade pública ou coletiva dos meios deprodução, e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos, com um método igualitário de compensação1 . Atualmente, teorias socialistas são partes de posições da esquerda política, relacionadas com as atuações de Estado de bem-estar social.

O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual enos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo2 3 .

A maioria dos socialistas possuem a opinião de que o capitalismo concentrainjustamente a riqueza e o poder nas mãos de um pequeno segmento da sociedade que controla o capital e deriva a sua riqueza através da exploração, criando uma sociedade desigual, que não oferece oportunidades iguais para todos a fim de maximizar suas potencialidades.4

Friedrich Engels, um dos fundadores da teoria socialista moderna, e o socialista utópico Henri de Saint Simon defendem a criaçãode uma sociedade que permite a aplicação generalizada das tecnologias modernas de racionalização da atividade econômica, eliminando o caos na produção do capitalismo.5 6 Isto irá permitir que a riqueza e o poder sejam distribuídos com base na quantidade de trabalho despendido na produção, embora não haja concordância entre os socialistas sobre como e em que medida isso poderia ser conseguido.O socialismo não é uma filosofia de doutrina e programa fixos; seus ramos defendem um certo grau de intervencionismo social e racionalização económica (geralmente sob a forma de planejamento económico), às vezes opostos entre si. Uma característica da divisão do movimento socialista é a divisão entre reformistas e revolucionários sobre como uma economia socialista deveria ser estabelecida. Algunssocialistas defendem a nacionalização completa dos meios de produção, distribuição e troca, outros defendem o controle estatal do capital no âmbito de uma economia de mercado.

Índice [esconder]
1 História
2 Tipos de Socialismo
2.1 Socialismo utópico
2.2 Socialismo científico
2.3 Anarquismo
2.4 Socialismo cristão
3 Socialismo real
4 Divergências
5 Críticas ao socialismo
6 Partidossocialistas lusófonos
7 Ver também
8 Referências
8.1 Bibliografia
9 Ligações externas
História[editar | editar código-fonte]
Socialistas inspirados no modelo soviético de desenvolvimento econômico têm defendido a criação de economias de planejamento central dirigido por um Estado que controla todos os meios de produção. Sociais democratas propõem a nacionalização seletiva das principaisindústrias nacionais nas economias mistas, mantendo a propriedade privada do capital da empresa e de empresas privadas. Sociais democratas também promovem programas sociais financiados pelos impostos e regulação dos mercados. Muitos democratas sociais, especialmente nos estados de bem-estar europeus, referem-se a si mesmos como socialistas. O socialismo libertário (incluindo o anarquismo social e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • socialismo
  • Socialismo
  • socialismo
  • Socialismo
  • socialismo
  • socialismo
  • Socialismo
  • socialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!