Socialismo utópico

Páginas: 11 (2710 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
RAQUEL MARIA JASSE ALFREDO BAZAR




Turma “C”













SOCIALISMO UTÓPICO



















Universidade Pedagógica
Maputo
2008


Índice Páginas

1. Introdução……………………………………………………………………3
2. Capitulo I: Origem do Socialismo…………………………………………5
3. Capitulo II: Definição e ideias do Socialismo Utópico…………………..8
4. Capitulo III:Os principais percursores do Socialismo Utópico ……….10
5. Capitulo IV: As ideias contraditórias ao Socialismo Utópico................12
6. Conclusão…………..............................................................................13
7. Referências Bibliográficas………………………………………………...14





















INTRODUÇÃO

O século XIX foi o século do Triunfo da burguesia.Surgiram poderosos banqueiros e grandes industriais que acumularam fortunas incalculáveis alcançando extraordinários poderes e prestigio. Uma vez construído o seu império económico, ingressaram no topo da escala social.
Esta elite burguesa dominava não só a economia mas também a política exercendo sobre os governos e controlando a imprensa e a opinião pública. Procuravam para além disso, impor oseu prestígio.
Abaixo desta elite contava-se ainda na alta burguesia industriais, comerciantes e altos funcionários com fortuna de grande vulto. Uma das características mais relevantes da sociedade industrial foi o crescimento das classes médias.
Foi desta categoria da classe burguesa instruída que surgiu os grandes filósofos percursores do socialismo utópico. Estes defendiam uma sociedade idealem que a humanidade encontrasse o bem-estar e a felicidade.
Os percursores do Socialismo Utópico são:
• Henri de Saint-Simon (1760-1825)
• Charles Fourier (1772-1837)
• Robert Owen (1771-1858)

É de salientar que todos estes percursores do socialismo Utópico exerceram as suas teorias no período de Iluminismo na Europa.
No entanto, no início do século XIX surgiram na Europa alguns pensadoresque criticavam o sistema capitalista, defendiam a construção de uma sociedade mais justa, donde fosse dadiva a exploração do homem pelo homem e em que todos partilhassem entre si, igualitariamente, as riquezas produzida. Estes pensadores foram os primeiros teóricos do Socialismo Dialéctico (Cientifico).

Dentro desta perspectiva o presente trabalho tem como:

A. Objectivo Geral: Conhecer asideias do Socialismo Utópico.
B. Objectivos Específicos

• Explicar a origem do Socialismo.
• Definir as ideias do Socialismo Utópico
• Identificar os principais percursores e os seus ideais.
• Mostrar as ideias contraditórias de Marx e Engels.

C. Metodologia: A metodologia usada, pelo grupo, neste trabalho foi consulta bibliográfica, elaboração de fichas, discussão, a compilação esistematização na recolha e conservação de informação.

D. Problema: Quais as razoes do surgimento do socialismo Utópico?

E. Hipótese: Substituição da anarquia da produção capitalista por uma produção planificada; redução das horas de trabalho e a inserção da criança na escola.

F. Tratando-se de uma pesquisa social, para a elaboração o grupo recorreu ao método de revisão bibliográfica, queconsistiu na identificação, leitura e sistematização, da informada, da obra.

G. O grupo considera este tema relevante visto que o estudante poderá adquirir conhecimentos mais profundos sobre a origem e as ideias do socialismo Utópico.









CAPITULO I
ORIGEM DO SOCIALISMO

Segundo Amaral, 1997, a palavra socialismo surge pela primeira vez na Inglaterra, em 1822 e logo a seguir emFrança, 1831. (1997, p.117)
Amaral refere-se mais na sua obra, do socialismo europeu do século XIX e achando bem diferente sob muitos aspectos do socialismo do Terceiro Mundo, do Século XX. (Ibid., p.118)
Considera ambas forma de Socialismo com a diferença de que o Socialismo Europeu surgiu como tentativa de resolver a questão social decorrente da industrialização enquanto que o Socialismo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Socialismo Utópico
  • Socialismo utópico
  • Socialismo utopico
  • Socialismo utópico
  • socialismo utopico
  • Socialismo utópico
  • socialismo utopico
  • Socialismo Utopico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!