Socialismo soviético

Páginas: 7 (1563 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN
HUMBERTO SILVA
MATRÍCULA: 201150188

SOCIALISMO SOVIÉTICO

RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO / 2011
HUMBERTO SILVA
TRABALHO SOBRE O SOCIALISMO SOVIÉTICO

Trabalho Apresentado
Em Cumprimento das exigências
Da disciplina de (História do Mundo Contemporâneo)
Do curso de História.Orientador / Professor
Sérgio Shaon
Rio de Janeiro
Novembro / 2011

Ao inicio do séc. XX, a classe pobre da população Russa já estava cansada de tantas guerras incitadas por radicais e obras gigantescas consumindo os súditos do Império. Após séculos construindo um dos maiores Impérios do Mundo à sua custa, o povo sentiu que chegava o ponto de ruptura. Os Imperadores Russos mergulharam a Naçãoem duas guerras: em 1905 contra o Império Japonês o que resultou em uma humilhante derrota e a 1ª Grande Guerra Mundial, esses fatos junto com a grande insatisfação do povo russo, causou um colapso no regime czarista, muito embora a contribuição do Czars tivesse grande relevância como: As construções de belas catedrais, uma cidade sobre pântanos, uma ferrovia que cruzava o Continente e paláciossuntuosos capazes de causar inveja a qualquer grande cidade da Europa.
Outros fatos que podemos mencionar para entender melhor os acontecimentos que antecederam a construção do socialismo soviético, foram as guerras civis, que aconteceram entre 1918 e 1920 e que despovoaram cidades, devastaram campos e causaram a morte estimada de 15 milhões de pessoas. A decepção com o governo Bolchevista, queimplantou o chamado “Comunismo de Guerra” que se iludiu ao tentar construir o socialismo de uma civilização superior, com o sacrifício do povo.
Após uma breve reflexão sobre esse nebuloso passado. Vamos entender agora o que ocorre com a URSS em 1921. Nesse ano a União Soviética está dividida entre dois paralelos: Teoria e Prática / Sonho e Realidade.
A N.E.P, Nova Política Econômica, foi propostapor Lênin para superar a crise gerada pelo “Comunismo de Guerra” sua fórmula era basicamente dar concessões aos camponeses, facilitando o comércio dos seus produtos uma espécie de dinâmica de comércio e o abandono das nacionalizações das Empresas. Com poucas alternativas diante do desastre do “Comunismo de Guerra”, a N.E.P foi aceita pelo partido comunista, mas com uma certa contrariedade, umaestratégia de recuo pra avançar mais adiante.
Em 1924, aconteceu um fato que causaria um grande abalo e um vazio no poder do partido comunista da URSS, a morte de Lênin. Com a sua morte houve uma disputa feroz pelo seu lugar. Afinal a pergunta que todos se faziam era: Quais caminhos seguirão para a construção do socialismo?
Surgem dentro do partido comunista duas propostas, defendidas respectivamentepor N.Bukharin e E. Preobrazhensky. O primeiro concebia a N.E.P como uma aliança entre operários e camponeses. Por meios persuasivos Bukharin, acreditava em convencer os camponeses sobre as vantagens de aderir à coletivização da Terra. O enriquecimento da população rural estimularia o Desenvolvimento Industrial, e este, por sua vez, tomaria ritmo ascendente para atender à demanda dos camponesespor bens de Consumo.
Esse processo seria muito lento, e Bukharin era adverso a qualquer forma acelerada de crescimento na construção do socialismo.
O segundo Preobrazhensky, embora concordasse a princípio com a aliança entre as classes sociais, criticava a visão utópica do seu adversário. Para ele só um investimento maciço na Indústria Pesada é que garantiria a revolução e a IntegridadeTerritorial do País. Sua idéia era angariar tributos oriundos do campo, embora na prática fosse uma forma de exploração, só com essa atitude é que se poderiam conseguir recursos para a construção do socialismo.
Ambos buscavam respaldos nas palavras de Lênin. Mas nas guerras das palavras, Preobrazhensky, conseguiu convencer a maioria dos militantes do partido, por alguns motivos: Como dar crédito a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tema: o socialismo soviético
  • socialismo e estado sovietico
  • AS REVOLUÇÕES RUSSAS E O SOCIALISMO SOVIÉTICO
  • Uma revolução perdida: a história do socialismo soviético
  • sovietico
  • Socialismo
  • socialismo
  • Socialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!