Socialismo científico e utópico

Páginas: 6 (1279 palavras) Publicado: 3 de junho de 2011
SOCIALISMO UTÓPICO E SOCIALISMO CIENTÍFICO

Uilson Goes
Profª. Cíntia Henrique de Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura/História (HID 1651) – História do Imperialismo
29/05/11

INTRODUÇÃO

A necessidade de modificações profundas na sociedade foi expressa, inicialmente, pelos chamados socialistas utópicos. Suas idéias, desenvolvidas na primeira metadedo século XIX, de uma maneira geral, se distinguiram por propor certas mudanças desejáveis, visando alcançar uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, sem, no entanto, apresentar de maneira concreta os meios pelos quais essa sociedade se estabeleceria, pois não fizeram uma análise crítica da evolução da própria sociedade capitalista. Tais considerações seriam desenvolvidas mais tarde porKarl Marx e Friedrich Engels.

A consolidação da ordem burguesa, industrial e capitalista na Europa do século XIX produziu profundas transformações no mundo do trabalho. As precárias condições de vida dos trabalhadores, as longas jornadas de trabalho, a exploração em larga escala do trabalho feminino e infantil, os baixíssimos salários, o surgimento de bairros operários onde conforto e higieneinexistiam, eram apenas algumas das contradições geradas pela nova sociedade capitalista.

É dentro desse contexto que se desenvolve a teoria socialista. Trata-se ao mesmo tempo, de uma reação aos princípios da economia política clássica e às práticas do liberalismo econômico que, nessa época, serviam de referencial teórico ao desenvolvimento do capitalismo.

Os pensadores socialistasentendiam que a produção capitalista, estabelecida a partir da propriedade privada dos meios de produção e da exploração do trabalho assalariado, era incapaz de socializar a riqueza produzida.

Pelo contrário, o capitalismo tendia à máxima concentração da renda, não apenas pelo avanço contínuo do progresso da técnica aplicada à produção, mas, também, e principalmente, pelo fato de se apropriar doexcedente das riquezas, produzidas pelos trabalhadores.

2 O SOCIALISMO UTÓPICO

No século XIX, diferentes pensadores tentaram refletir sobre os problemas causados pelas sociedades capitalistas em desenvolvimento. Ainda fortemente calcados nas ideias do pensamento iluminista, esses pensadores continuaram a buscar no racionalismo a saída para as contradições geradas no interior do pensamentocapitalista. No entanto, esses não faziam uma crítica radical ao capitalismo, pois ainda defendiam a manutenção de suas práticas mais elementares (SOUSA, 2010).

Chamados de socialistas utópicos, esses pensadores deram os primeiros passos no desenvolvimento das teorias socialistas. Os seus principais representantes são Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier. Sousa (2010, p. 01) “Entre eles,podemos perceber claramente a construção de uma sociedade ideal, onde se defendia a possibilidade de criação de uma organização onde as classes sociais vivessem em harmonia ao buscarem interesses comuns que estivessem acima da exploração ou da busca incessante pelo lucro”.
O industriário britânico Robert Owen (1771 – 1858) acreditava que o caráter humano era fruto das condições do local em que elese formava. Por isso, defendeu que a adoção de práticas sociais que primassem pela felicidade, harmonia e cooperação poderiam superar os problemas causados pela economia capitalista.
Seguindo seus próprios princípios, Owen reduziu a jornada de trabalho de seus operários e defendeu a melhoria de suas condições de moradia e educação. Charles Fourier (1772 – 1837) criticouferrenhamente a sociedade burguesa. Em seus escritos, defendeu uma sociedade sustentada por ações cooperativas. Nelas, o talento e o prazer individual possibilitariam uma sociedade mais próspera. A sociedade burguesa, marcada pela repetição e a especialidade do trabalho operário, estava contra este tipo de sociedade ideal. Além disso, Fourier era favorável ao fim das distinções que diferenciavam os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: Do socialismo utópico ao socialismo científico
  • Socialismo Utópico e Cientifico
  • Diferença entre socialismo Utopico e Cientifico
  • Socialismo Utópico e Cientifico
  • Diferença entre socialismo utopico e cientifico
  • Socialismo utópico e cientifico
  • Socialismo Utópico, Socialismo Científico e Robert Owen
  • Socialismo Utópico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!