Socialismo 1

Páginas: 5 (1230 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
Socialismo

O socialismo refere-se a um modo de organização social criado no século XIX em oposição ao liberalismo e ao capitalismo. Naquela época, a realidade existente era a do trabalhador submisso, baixos salários e longas jornadas. Então, o socialismo propõe o extermínio da propriedade privada dos meios de produção, a tomada do poder por parte do proletariado, controle do Estado e divisãoigualitária da renda, ou seja, proporcionar a todos um modo de vida mais justo.



Apesar de terem sido originadas no século XIX, somente no século XX entraram em vigor. O primeiro país a implantar esse regime político foi a Rússia, a partir de 1917, quando ocorreu a Revolução Russa, momento em que o governo monarquista foi retirado do poder e instaurado o socialismo. Após a Segunda Guerra Mundial,esse regime foi introduzido em países do leste europeu, nesse mesmo momento outras nações aderiram ao socialismo em diferentes lugares do mundo, a China, Cuba, alguns países africanos e outros do sudeste asiático.

No século XX, a idéia de socialismo proposta por Marx(um dos principais filósofos do movimento) ganhou força política. Todavia, em vários países do mundo onde isso ocorreu, houvedivergências sobre a melhor forma de transformar o socialismo em realidade. Lênin, um dos líderes socialistas russos, sugeriu, a partir de 1917, uma revolução radical, que estabeleceria a “ditadura do proletariado”. Por outro lado, houve socialistas que discordavam de Lênin, pois queriam mudanças menos drásticas e defendiam outros modelos socialistas, como a social-democracia e até onacional-socialismo, isto é, o nazismo.

Assim, desde a Revolução Russa, em 1917, socialismo e comunismo passaram a representar duas coisas bem diferentes. O socialismo constituiu-se numa doutrina menos radical do que o comunismo, propondo uma reforma gradual da sociedade capitalista, de modo a chegar a um modelo em que exista equilíbrio entre o valor do capital e o do trabalho, para reduzir a distância entre ricose pobres. O comunismo, ao contrário, defende o fim da ordem capitalista, através de uma revolução armada, almejando o fim da burguesia.



Nessa definição são inclusas muitas correntes ideológicas, como:
◾Socialismo Utópico
◾Social-democracia
◾Socialismo científico
◾Comunismo
◾Anarquismo

Socialismo Utópico (utopia significa sonho, algo ideal, mas não necessariamente possível)

Os seusprincipais precursores são Robert Owen(considerado o pai do socialismo utópico), Saint-Simon e Charles Fourier que visavam a formação de uma sociedade de perfeição suprema, onde se defendia a possibilidade de criação de uma organização onde as classes sociais vivessem em paz ao buscarem interesses comuns que estivessem acima da exploração ou da busca constante pelo lucro. Mais especificamente, O francêsSaint Simon defende um tipo de socialismo planificado, em que o mercado deve ter algum tipo de controle estatal. Já Charles Fourier é contrário a essas idéias e defende um sistema de trabalho em cooperativas, em que os empregados fossem donos das fábricas e repartissem o lucro entre si. Para Robert Owen, os trabalhadores deveriam se organizar em cooperativas, sem salário, retirando de sua produçãoaquilo que necessitassem para sua sobrevivência. Como essas idéias pareciam impossíveis de darem certo, aos olhos dos homens daquele período, Owen foi tachado de “socialista utópico”.

Socialismo Científico

Os pensadores importantes que se enquadram nessa corrente de pensamento são os conhecidos Karl Marx e Friedrich Engels.



Após o declínio do socialismo, a partir de 1991 com a queda da UniãoSoviética, o sistema perdeu força no mundo, atualmente poucos países são socialistas, é o caso da China, Vietnã, Coréia do Norte e Cuba.

Comunismo



O Comunismo é um sistema econômico que nega a propriedade privada dos meios de produção. Além disso, preconiza o fim da luta de cl

asses e a construção de um regime político e econômico que possibilite o estabelecimento da igualdade e da justiça...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socialismo Treta 1
  • Socialismo
  • socialismo
  • Socialismo
  • socialismo
  • Socialismo
  • socialismo
  • socialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!