Social em ação

Páginas: 11 (2669 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Apresentação

Levando em conta o atual modelo de sociedade em que vivemos, onde tudo é possível, pouco espaço e pouco investimento é realmente destinado as pessoas especiais, que tem algum tipo de deficiência. Existem sim projetos e leis que os defendam, assim como instituições destinadas especificamente para a inclusão dessas pessoas no meio social, de maneira que eles realmente se sintamcomo tal. Mas se olhando por uma perspectiva realista, de longe é suficiente para garantir a TODOS os direitos básicos por lei configurados.

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o lazer, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, previdência social, a proteção, a maternidade e a infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição. (EC nº 26/2000 eEC nº 64/2010).

Mesmo que novas medidas abrangentes sejam criadas, é essencial que investimentos sejam direcionados as instituições já existentes. Como não há grande participação colaborativa do governo, muitos projetos são negligenciados por falta de verba, estrutura e apoio necessário.

Identificado o grande obstaculo frente a uma luta que dura à anos, um projeto foi moldado visandovalorizar um trabalho social já existente.

Como o poder de atuação de um estagiário é muito restrito, o projeto foi pensado para ser desenvolvido de maneira prática e viável, com retorno significante e que atenda a expectativa prevista pelos envolvidos.

Tendo a APAE-DF de Sobradinho como o foco do projeto, todo um estudo foi feito com embasamento na história, trajetória, objetivos e conquistasda mesma. Para assim moldar um projeto que mais se adeque ao perfil da instituição. Levando em conta dados, e depoimentos de funcionários e alunos da instituição. Todo esse estudo foi feito para que os resultados sejam positivos e beirem a margem do esperado.

Numa breve síntese do que foi colhido junto a documentos, depoimentos e ao regimento interno, foi se estruturado um perfil dainstituição.

A Instituição de Pais e Amigos dos Excepcionais foi fundada em 11 de dezembro de 1954 no Rio de Janeiro na APAE de Guanabara. E fundada mais tarde em Brasília, em 20 de Agosto de 1964.
A APAE/DF tem como missão:

Art. 3º.
A APAE/DF tem como missão articular ações que promovam o exercício da cidadania da pessoa com deficiência mental e múltipla no Distrito Federal, a partir dos 14anos, com a perspectiva da inclusão social.

Principais fins da APAE/DF:

Art. 4º – Promover, no âmbito do Distrito Federal, a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, preferencialmente mental, em seus ciclos de vida, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania.

Com os dados coletados, foram levantadas as atividades, asresponsabilidades, os problemas do dia a dia e os anseios de cada um . Com base nos relatos e na observância de documentos internos e normas externas, moldamos o perfil da APAE, como uma instituição sem fins lucrativos que atua na assistência social as pessoas com deficiência mental e múltipla e seus familiares já conhecida pela comunidade, e que mesmo assim não recebe a atenção necessária. Levando emconta isso e a necessidade de inclusão dos alunos da APAE no meio social foi articulado um projeto em torno de um Bazar Social Inclusivo com o objetivo de assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania a interação família/comunidade, instituições/empresas públicas e privadas.

Justificativa

A proposta apresentada tem um apelo significativo para a interação social dos alunos e suasfamílias, comunidade e instituições/empresas públicas e privadas. Como uma forma descontraída de apresentar a todos o trabalho ali desenvolvido, e por meio disso conseguir a cooperação da sociedade mais ativamente na vida de quem depende da APAE/DF - Sobradinho para ter uma vida socialmente ativa, trabalho que é desenvolvido ali. Mas o motivo principal a que impulsionou a escolha definitiva da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ação social
  • ação social
  • Açao social
  • Ação Social
  • Ação social
  • Ação Social
  • Ação social
  • ação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!