Sociólogos

Páginas: 9 (2023 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Émile Durkhein
Émile Durkheim é um daqueles pensadores que aprendemos ser um dos pais da sociologia. Foi um dos primeiros a utilizar métodos científicos para testar suas hipóteses. 

Diferente de Max Weber que focava exclusivamente nos motivos individuais que alçariam comportamentos sociais, Durkheim começa ao contrário: enxerga que o comportamento social é maior do que a soma das suaspartes. Um pensamento deveras avançado para alguém nascido em 1858. 

Uma de suas conclusões mais interessantes diz respeito à coesão social. Durkheim estuda os níveis de coesão social instaurados por mecanismos de controle e conclui que distorções nestes níveis de coesão causam anomalias individuais: indivíduos que não se encaixam nos grupos sociais. 

Grupos sociais mais coesos seriam aquelespermeados por uma solidariedade mecânica, que reprime os membros do grupo com o uso de uma lei rígida, enquanto que grupos sociais menos coesos seriam aqueles influenciados por uma solidariedade orgânica onde não há uma punição e sim um esforço para restituir à funcionalidade normal e complexa da sociedade. 

O problema é que o modernismo trouxe uma hiper-centralização no indivíduo - no “eu” e ospontos de solidariedade ficaram perdidos. A antiga solidariedade mecânica deixou de ser reforçada pelos governos ou até pelas religiões e uma solidariedade orgânica surgiu de forma artificial ao invés de necessariamente natural. 

Mentalmente o indivíduo fica perdido entre um tipo de solidariedade e o outro e até pela divisão do trabalho fica altamente limitado no tipo de direcionamento social quepode dar no nível individual. Na prática é como se os métodos de controle menos coesos e mais complexos/orgânicos que tomaram conta da sociedade nos prenderam à própria impossibilidade de fugir deles. 

E este é o pós-modernismo: vivemos numa simulação de uma realidade já há muito tempo está falida. 
Max Weber
1. Para Weber, o principal projeto da sociologia é a captação da relação de sentidono comportamento humano, o qual seria a chave para o entendimento das ações sociais. 
Seu pensamento parte do princípio de que não é viável esperar conseguir explicações para fatos sociais através de relações de causa e efeito – tais procedimentos são típicos das ciências naturais –, sendo que a sociologia deve procurar abordar os fatos como carregados de sentido e essencialmente atrelados aoutros acontecimentos da realidade. 

2.De importância extrema, Max Weber escreveu a Ética protestante e o espírito do Capitalismo. Este é um ensaio fundamental sobre as religiões e a afluência dos seus seguidores. Subjacente a Weber está a realidade econômica da Alemanha do princípio do século XX. 

3.Significante, também, é o ensaio de Weber sobre a política como vocação. Weber postula ali adefinição de estado que se tornou essencial no pensamento da sociedade ocidental: que o Estado é a entidade que possui o monopólio do uso legítimo da ação coercitiva. A política deverá ser entendida como qualquer actividade em que o estado tome parte, de que resulte uma distribuição relativa da força. 

4.Weber também é conhecido pelo seu estudo da burocratização da sociedade. No seu trabalho,Weber delineia a famosa descrição da burocratização como uma mudança da organização baseada em valores e acção (a chamada autoridade tradicional) para uma organização orientada para os objectivos e acção (chamada legal-racional). O resultado, segundo Weber, é uma "noite polar de frio glacial" na qual a crescente burocratização da vida humana a coloca numa gaiola de metal de regras e de controleracional. Seus estudos sobre a burocracia da sociedade tiveram grande importância no estudo da Teoria da Burocracia, dentro do campo de estudo da administração de empresas 
Nobert Elias
O sociólogo alemão Norbert Elias (1897-1990) foi responsável pelo desenvolvimento de uma teoria social inovadora, que serviu para alargar o campo dos estudos sociológicos voltados à elucidação de processos sociais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sociologos
  • sociologos
  • Os sociólogos
  • sociólogos
  • os sociologos
  • sociólogos
  • sociologos
  • sociologo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!