SOCIÓLOGOS CLÁSSICOS E CONTEMPORANEOS

Páginas: 11 (2669 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
INTRODUÇÃO

Os sociólogos que serão citados tiveram grandes contribuições para o desenvolvimento da sociologia do Brasil e no mundo, sendo eles clássicos ou contemporâneos.
O termo Sociologia foi criado por Augusto Comte. A Sociologia nada mais é que uma ciência que estuda a vida da social humana. Ela permite compreender, interpretar e explicar questões sociais que mais tarde serão abordadaspelos sociólogos.

















Sociologia Clássica
A Contribuição de Auguste Comte
Auguste Comte foi ele quem criou o termo “sociologia” a partir da organização do curso de Filosofia Positiva em 1839. Ele pretendia fazer uma síntese da produção científica, ou seja, verificar aquilo que havia sido acumulado em termos de conhecimento bem como os métodos das ciências jáexistentes, ele queria saber se os métodos utilizados nessas ciências, os quais já haviam alcançado um “status” de positivo, poderiam ser utilizados na física social, denominada, por ele de Sociologia.
Comte pensava a Sociologia, era como se fosse uma “criança” sendo gestada, na qual colocava toda sua crença de que poderia estudar e entender os problemas sociais que surgiam e reestabelecer a ordemsocial e o progresso da civilização moderna. Ele queria que a Sociologia estudasse de forma aprofundada os movimentos das sociedades no passado para se entender o presente e, inclusive, para imaginar o futuro da sociedade. Um novo sistema, bem como o abandono da teologia para explicação do mundo seria parte do progresso das civilizações.
Portanto, a Sociologia se colocaria, na visão deste autor, comouma ciência para solucionar a crise das sociedades daquela época. Mas Comte não chegou a viabilizar a sua aplicação. Seu trabalho apenas iniciou uma discussão que deveria ser continuada, a fim de que a Sociologia viesse a alcançar um estágio de maturidade e aplicabilidade.

A Contribuição de Karl Marx
A importância de Marx para a sociedade atual é fundamental, pois este propôs ‘soluções’ erefletiu o funcionamento das relações existentes nas diferentes esferas: política, econômica e social. Marx propôs novas formas de enxergar o mundo e a sociedade em que vivemos, que continua seguindo o mesmo ciclo de modos de produção. Mudam-se os cenários e os protagonistas, mas os papéis de dominador e dominado sempre estão presentes na história da vida.
Apesar de importante, as obras de KarlMarx não foram tão valorizadas na época em que foram publicadas. Todavia, de muitos documentos produzidos naquele tempo, com certeza “O Manifesto Comunista” é um dos mais marcantes. Economista, filósofo e socialista alemão, Marx publicou junto com Paris Friedrich Engels, em 1848, “O Manifesto Comunista” que apesar de ter sido escrito há mais de 150 anos retrata bem a sociedade atual. Em suas obras,Marx trabalha bastante a diferença entre classes e suas relações, o opressor e o oprimido, uma luta de classes que sempre existiu e possivelmente sempre existirá. As contribuições de Marx foram para os campos da economia, política e até mesmo, filosofia.
Karl Marx, filósofo, político e historiador cujo pensamento, o marxismo, forneceu ao socialismo uma base científica, definindo os objetivos emeios de luta. Marx elaborou uma nova teoria científica da evolução das sociedades e chegou a uma série de conclusões: A importância da realidade econômica, pois dela depende a sobrevivência e essa determina as relações de produção, relações sociais e relações políticas; A dinâmica de luta de classes, através das relações sociais e interesses antagônicos, entre os que dominam e se submetem aos bensde produção e mecanismos econômicos; A evolução das sociedades humanas como uma sucessão de modos de produção (elite dominadora e minoria).
O comunismo é um novo modo de produção preconizado por Marx, pois a luta individual pela existência acabaria e a liberdade poderia ser verdadeiramente alcançada, possibilitando até mesmo um melhor aproveitamento das riquezas e uma justa distribuição.

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sociologos classicos
  • sociologos classicos e suas contribuições para a educação
  • Melodramas clássico e contemporâneo
  • Mobiliário clássico e contemporâneo
  • Ballet clássico e contemporaneo
  • AS PRINCIPAIS IDEIAS DOS SOCIÓLOGOS CLÁSSICOS E A SOCIOLOGIA NO BRASIL
  • O utilitarismo clássico e contemporâneo: jeremy bentham e peter singer
  • Resumo dos 3 sociólogos clássicos Karl Marx, Emile Durkhein e Marx Webber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!