Sociólogos brasileiros

Páginas: 4 (762 palavras) Publicado: 24 de janeiro de 2013
Euclides Rodrigues da Cunha (Cantagalo, 20 de janeiro de 1866 — Rio de Janeiro, 15 de agosto de 1909) foi um escritor, sociólogo, repórter jornalístico, historiador, geógrafo, poeta e engenheirobrasileiro.

Biografia

Infância e juventude

Nasceu na Fazenda Saudade, em Cantagalo (Rio de Janeiro), filho de Manuel Rodrigues da Cunha Pimenta e Eudóxia Alves Moreira da Cunha. Órfão de mãedesde os 3 anos de idade, Euclides passa a viver em casa de parentes em Teresópolis, São Fidélis e na cidade do Rio de Janeiro. Em 1883 ingressa no Colégio Aquino, onde foi aluno de Benjamin ConstantBotelho de Magalhães, que muito influenciou sua formação introduzindo-lhe à filosofia positivista. Em 1885, ingressa na Escola Politécnica e, no ano seguinte, na Escola Militar da Praia Vermelha, ondenovamente encontra Benjamin Constant Botelho de Magalhães como professor.

Cadete republicano

Contagiado pelo ardor republicano dos cadetes e de Benjamin Constant, professor da Escola Militar,durante uma revista às tropas atirou sua espada aos pés do Ministro da Guerra Tomás Coelho. A liderança da Escola tentou atribuir o ato à "fadiga por excesso de estudo", mas Euclides negou-se a aceitaresse veredito e reiterou suas convicções republicanas. Por esse ato de rebeldia, foi julgado pelo Conselho de Disciplina. Em 1888, desligou-se do Exército. Participou ativamente da propagandarepublicana no jornal A Província de S. Paulo.

Proclamada a República, foi reintegrado ao Exército recebendo promoção. Ingressou na Escola Superior de Guerra e conseguiu ser primeiro-tenente e bacharel emMatemáticas, Ciências Físicas e Naturais. Casou-se com Ana Emília Ribeiro, filha do major Frederico Sólon de Sampaio Ribeiro, um dos líderes da Proclamação da República. Em 1891, deixou a Escola deGuerra e foi designado coadjuvante de ensino na Escola Militar. Em 1893, praticou na Estrada de Ferro Central do Brasil.[4]

Ciclo de Canudos

Caricatura de Euclides da Cunha feita por Raul...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sociologos brasileiros
  • Sociologos Brasileiros
  • sociólogo brasileiro
  • Sociólogos brasileiros brasileiros
  • Grandes sociólogos brasileiros
  • Contribuição dos sociologos brasileiros
  • os quatros grandes sociologos e filosofos brasileiros que contribuiram para as grandes mudanças nas classes...
  • Sociólogos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!