Sociólogo precursor

Páginas: 3 (734 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
Augusto Comte








Auguste Comte nasceu em Montpellier, França, a 19 de janeiro de 1798, filho de um fiscal de impostos. Suas relações com a família foram sempre tempestuosas e contêmelementos explicativos do desenvolvimento de sua vida e talvez até mesmo de certas orientações dadas às suas obras, sobretudo em seus últimos anos.
Com a idade de dezesseis anos, em 1814, Comteingressou na Escola Politécnica de Paris, fato que teria significativa influência na orientação posterior de seu pensamento.
Um ano depois de sair da Escola Politécnica, em 1817, Comte tornou-se secretáriode Saint-Simon (1760 - 1825), do qual receberia profunda influência.
Em 1844, Comte conheceu a mulher que iria transformar sua vida e dar nova orientação ao seu pensamento. Chamava-se Clotilde deVaux e era esposa de um homem que se encontrava preso por crime infamante. Clotilde de Vaux, contudo, considerava indissolúvel seu casamento não permitindo que suas relações com o filósofo ultrapassassemos limites de uma íntima amizade. Comte apaixonou-se perdidamente por Clotilde e pretendeu transformá-la em nova Beatriz, a musa de Dante.
Nela, encontrou alguém que lhe permitiu expressar todos osseus sentimentos e necessidades emocionais. A afeição tornou-se ainda mais profunda com a morte de Clotilde, um ano depois. Comte transformou-a então no gênio inspirador de uma nova religião, cujasidéias se encontram numa extensa obra em quatro volumes, publicado entre 1851 e 1854: Política Positiva ou Tratado de Sociologia Instituindo a Religião da Humanidade.
Além dessa obra, Comte publicou,em 1852, o Catecismo Positivista ou Exposição Sumária da Religião Universal. Para esse trabalho, preparou-se, fazendo “higiene cerebral”, por ele entendida como abstenção de quaisquer leituras eaprofundamento na meditação solitária. Pretendia, assim, afastar-se de todos os elementos perturbadores e assegurar unidade ao projeto de constituição das doutrinas da nova religião.
Nesse mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociólogos
  • sociologos
  • sociologos
  • Os sociólogos
  • sociólogos
  • os sociologos
  • sociólogos
  • sociologos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!