Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem

Páginas: 5 (1035 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2014
Artigo Sobre o papel do trabalho na transformação do Macaco em Homem

Existem diversas teorias que tentam explicar o surgimento do ser humano no mundo, vários estudos científicos apontam que o homem originou-se do macaco, que em constante processo evolutivo, se transformou no que hoje chamamos de homo sapiens sapiens (homem que sabe que sabe). Mas, como explicar este longo processo deevolução sofrido pelo macaco?
Engels, em seu artigo: Sobre o Papel do trabalho1 na transformação do Macaco em Homem, afirma que o trabalho foi o responsável por esta transformação e, em consequência dele, o homem conquistou o dom da palavra. Segundo ele, estes são os dois grandes fatores que contribuíram para a evolução humana.
Primeiro o trabalho, e depois dele e com ele a palavra articulada, forma osdois estímulos principais sob cuja influência o cérebro do macaco foi-se transformando gradualmente em cérebro humano – que, apesar de toda semelhança, supera-o consideravelmente em tamanho e em perfeição. (Engels: 1896, p.3)
Sendo que isto não foi por escolha, considerando que estes seres não sabiam que eram capazes de transformar algo da natureza e usa-lo a seu benefício, suprindo a necessidadematerial inicial, responsável pelo pensamento ideológico que o fez transformar a matéria prima para a realização do seu objetivo, que realizado, desenvolve-se um pensamento que descubra novas e melhores formas de adaptar o objeto, com novas características que o tornem mais utilizável pelo homem. Considerando que o homem evoluiu do macaco, o que o difere dos outros animais a ponto de seremconsiderados os únicos seres racionais?
Desde os primórdios dos tempos, como já observamos, os seres vivos sofreram necessidades materiais para realizar ações fundamentais à sua sobrevivência, a exemplo disso, podemos citar um pássaro, que por sua vez necessita de um ninho para depositar os seus ovos, então, naturalmente seus instintos o levam a agrupar pequenos gravetos e alinha-los em forma deninho, que lhe serve como moradia e se encontra nos altos galhos das árvores, lhe proporcionando abrigo e proteção de alguns predadores naturais. Vejamos outro exemplo com um ser humano, que sente a necessidade de alimentar-se de um cacho de bananas, que se encontra em uma bananeira muito alta, que por sinal, tem um troco liso e fino, não proporcionando ao homem a possibilidade de subir e pegar asbananas. Ele então observa ao seu redor e encontra um galho de uma árvore, porém ele percebe que este tem várias ramificações que não dá ao galho a característica lisa e reta necessária para auxiliá-lo na retirada das bananas, assim o homem vê uma pedra e pensa que se jogada exatamente ao ligamento que fixa o cacho de bananas no galho da bananeira, este caia, porém ele percebe que para que istoaconteça é necessária uma boa pontaria e precisão. Desse modo, ele se vê em uma situação de escolha onde tem que decidir de que forma irá ter acesso às bananas, então ele decide retirar as ramificações do galho da árvore, que finalmente obteve a característica necessária para derrubar as bananas.
Ao observar o desempenho dos dois0 seres em conseguir seus objetivos, percebemos que foi através danecessidade material que ambos, de formas diferentes, encontraram a solução para o problema. Porém, existe ai uma diferença que é a responsável por definir o homem um ser racional e o outro animal, no caso o pássaro, como um ser irracional. Ao analisar o primeiro exemplo, percebemos que instintos naturais foram o que fizeram o pássaro construir seu ninho inconscientemente, ou seja, a sua próprianatureza decidiu que ele tinha que fazer seu ninho. No segundo exemplo percebemos que, ao contrário do pássaro, o homem tinha a escolha de não fazer o ato, pois poderiam existir outros alimentos que estivessem de mais fácil acesso, e também tinha a escolha da forma de como ele pegaria o cacho, com o auxilio do galho, que não estava apto para a obtenção do objetivo, ou da pedra que exigia pontaria e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem
  • Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem
  • Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem
  • Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem
  • O papel do trabalho na transformaçao do macaco em homem
  • O papel do trabalho na transformação do macaco em homem.
  • o papel do trabalho na transformação do macaco em homem
  • O papel do trabalho da transformação do macaco em homem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!