Sobre o livro, a tulipa negra

Páginas: 7 (1670 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Roteiro de leitura e atividades


Intriga e traição- Amor e justiça

1- Há vários tipos de histórias de amor. Que tal, dentre os livros que você leu ou dos filmes ou peças que assistiu, dar exemplos de...

a- Comédias românticas (nelas predominam os mal-entendidos, as trapalhadas e os desencontros, que perturbam a vida do casal e dificultam que se reúnam ou permaneçam juntos).
¬
R: Aminha namorada tem amnésia.

b- Tragédias romântica (nelas o casal nunca termina junto e, com frequência, a morte os separa).

R: Um dia.

c- Amor e aventura (aqui o casal precisa vencer situações de perigo que impedem sua união).
R: Sem saída.


2- Como em muitas histórias românticas populares--- umas das modalidades do folhetim---, a trama de amor entre Rosa e Van Baerle segue umasequência familiar aos leitores: a) encontro do casal, que se apaixona; b) uma dificuldade ameaça separá-los, parecendo que o destino trama para isso; c) o desfecho inesperado que, no caso de ser um final feliz, os reúne, quando já parecia impossível. Identifique nos episódios da história aqueles que correspondem a cada uma dessas etapas.
R: (A) Se encontraram a primeira vez na cadeia, e começaram ase ver todas as noites.
B) A tulipa é roubada, e eles param de se falar.
C) Ele esta sendo levado para a morte, Rosa prova que a tulipa negra pertence a ela, e o Boxtel morre.


3- Quais são as características básicas do casal romântico de A tulipa negra?
R: Eles passaram por muitos obstáculos para conseguir vencer, e seguir com seu grande amor.


4- Quase toda história émovida por um (ou mais de um) conflito básico--- um problema a ser resolvido---, que direciona as ações, que confronta os personagens, suas atitudes, exigindo um desfecho. Marque o conflito básico de A tulipa negra.

a- Van Baerle é um rico senhor holandês, culto, e seu relacionamento com Rosa, humilde filha analfabeta de um carcereiro, é impedido por pressão social.

b- Van Baerle tem um conflitoíntimo; apesar de o desejar, não se mostra capaz de sair de seu mundo próprio, restrito, obcecado por suas tulipas.

c- Rosa e Van Baerle têmde encontrar forças em seu amor para vencer Boxtel, pessoa invejosa, que aproveitando-se da turbulência política do país, montou uma intriga com terríveis conseqüências para Van Baerle.

5- De um modo simples, a palavra metáfora quer dizer transportarsignificado. Ou seja, construir uma imagem compalavras, fazendo uma coisa representar outra. Entre os comentários a seguir, assinale os que considerar pertinentes (P) ou despropositados (D)

A- No cárcere, Van Baerle vai ter duas flores modificando seu destino: a tulipa negra e Rosa. (P)
B- A tulipa negra é descrita como uma flor perfeita, sem manchas; assim como a singeleza de Rosa, quelhe permite um amor sem hesitação e de total entrega.(P)
C- De certo modo, a tulipa negra representa a ingenuidade alienada de Van Baerle, que se deixa envolver numa intriga política que não lhe dizia respeito. (D)
D- Rosa tem nome de flor porque entende que, para conquistar Van Baerle, precisa roubar o amor dele, fazendo-o esquecer sua adoração por tulipas: Rosa vence a Tulipa. (D)
E- Floresnascendo no cárcere sugerem que, mesmo nas piores condições, há esperança de que a vida floresça novamente. (T)

6-Leia com atenção o bate-papo pós leitura. Os ancestrais das histórias de amor e aventura, sobre a obra e o gênero folhetim. Associe os episódios de A tulipa negra na primeira coluna com as características do folhetim relacionadas na segunda.

Em A tulipa negra

a- Por inveja,Boxtel vigia Van Baerle até que aparece a oportunidade de denunciá-lo.
b- Van Baerle é condenado à decapitação, mas sua pena é mudada no último instante.
c- O príncipe Guilherme de Orange aparece de surpresa para a ver a tulipa negra se somente por isso Rosa pode abordá-lo.
d- Boxtel morre, vítima de um colapso; Van Baerle recupera a liberdade e seus bens; ele e Rosa terminam juntos.

No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tulipa negra
  • a tulipa negra
  • a Tulipa negra
  • Tulipa negra
  • Tulipa Negra
  • Roteiro de estudo: Tulipa negra
  • Sobre a pele Negra
  • resenha critica do livro Diáspora Negra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!