Sobre o amor cortes/provençal

Páginas: 7 (1624 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
L'amors de Troubadours na România Medieval



Amor cortês


O amor, longe de ser um sentimento imutável, teve diversas variações ao longo das épocas. A expressão do sentimento aparece sempre intrinsecamente ligada à época na qual tem sua existência. Pode-se dizer que, em épocas lingínquas, o amor tinha uma apresentação irreal, hoje podendo ser classificada como banal. Mas,vale dizer que, ainda hoje em nossa concepção de amor, é possível encontrar resquícios dessa representação.
O amor provençal pode ser apontado como o responsável por essa aura de inocência com a qual o amor era visto. Em poemas provençais há a percepção clara de um ideal inatingível, seja ele a própria mulher a quem se destina, seja a possibilidade de um amor tão puro. É nesses poemas e nasua concepção amorosa que temos a gênese de um tipo de amor que perdura até os dias atuais. Poucas literaturas têm exercido uma influência tão profunda sobre a história literária de outros povos, como a poesia dos trovadores. Os trovadores foram os primeiros poetas líricos na Europa Medieval a lidar exaustivamente com este assunto, sendo imitados por vários autores posteriormente.
A literaturaprovençal, desenvolvida na França, com sua produção de poemas amorosos teve muito a contribuir com sua expressão única. Ela nasceu em um ambiente de corte, refinado e, daí, dizermos que as expressões de idéias são representadas conforme os contextos sócio-político-culturais. Em sua origem, a literatura Occitânica foi completamente dotada de uma personalidade própria, continuando até os dias de hoje aser muito original, apresentando diferentes pontos de analogias com a literatura francesa autêntica, mas essas semelhanças são principalmente devido a alguns elementos básicos comuns a ambos, em vez de uma contaminação mútua.
O amor cortês é baseado na idéia de que o amor é o desejo de ser um, não no sentido carnal, mas em questão de tamanho, distância e medidas serem encurtadas ou até mesmodesaparecerem a ponto de que a vida de um seja a do outro. O desejo físico não tem lugar nele, pois acima disso está uma elevação espiritual do homem: esse amor serve para enobrecer a alma e a mente e nele não pode existir a volúpia. Pode-se dizer, com base em tais fatos, que a representação amorosa contida nos poemas provençais não contempla o amor como uma realidade , mas o faz se valendo defórmulas de alta abstração.
Sendo profundamente influenciado pelo ambiente em que nasce, o amor das poesias provençais idealiza as relações amorosas em seu mais alto grau. Cria-se uma tentativa de elevar a relação a algo digno e enobrecedor, quase ganhando uma aura onírica. Esse amor modifica o tratamento do homem diante da mulher ao desenha-lo como seu “escravo”. O homem se entrega de corpo e alma à suadama, apresentada por sua visão como a mais bela que há.
Das muitas mulheres cujos louvores foram cantados ou que foram desejadas por trovadores, a maioria eram casadas. Amor em poesia trovadoresca era essencialmente uma relação convencional, casamento não era seu objeto. Esse caráter convencional foi obtido a partir do fato de que o amor trovador foi constituído sobre a analogia da relaçãofeudal. Se o cavalheirismo foi o resultado da teoria germânica da cavalaria como modificada pela influência do cristianismo, pode-se dizer que o amor é o trovador resultado da mesma teoria, sob a influência de mariolatria. No século XI, o culto da Virgem Mari era popular e a a reverência concedida a Virgem foi estendido para o sexo feminino, em geral, e assumiu o aspecto da obediência devida dovassalo ao seu senhor feudal, de modo que ele deve serviço e devoção à sua dama. As mulheres solteiras eram figuras imperceptíveis na sociedade da época. A  idéia do trovador com relação ao amor era mais intelectual do que emocional, o amor era uma arte, restrita, como a poesia, por regras formais.  Aquele que ama aceita a independência de sua senhora e tenta fazer de si próprio merecedor dela,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O AMOR CORTES
  • amor cortes
  • Resumo do livro "amor cortes"
  • Análise Documental Amor Cortês
  • Sobre o amor
  • Sobre o amor
  • Sobre o amor
  • Fichamento a etica cavaleiresca e amor cortes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!