sobre violencia entre alunos e professores

Páginas: 8 (1851 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013
A criação da ONU

Em 1919, com o fim da Primeira Guerra Mundial, foi proposta a criação de um organismo internacional destinado a arbitrar conflitos e manter a paz. A Liga das Nações foi, então, criada.

Sabe-se que o papel desempenhado pela Liga das Nações, no período entre-guerras (1918-1939), foi extremamente limitado, dado que os atritos entre os países europeus permaneciam latentes eque, a partir da décda de 1930, a Itália e A Alemanha passaram a demonstrar interesse em um novo conflito mundial.


Sede da ONU em Nova Iorque Com a Segunda Guerra Mundial, a idéia da criação de um organismo, como o mesmo caráter da Liga das Nações, foi retomada e discutida nas várias Conferências de Paz.

Delegados de cinqüenta nações (do bloco Aliado) reuniram-se na Conferência de SanFrancisco, nos Estados Unidos, entre abril e junho de 1945, assinando a Carta das Nações Unidas que criava a ONU.

A sede oficial da ONU ficou estabelecida na cidade de Nova Iorque.

A estrutura da ONU compreende os seguintes órgãos:

Assembléia Geral - composta por todos os países-membros, discute os problemas a ela encaminhados e faz recomendações. A eleição para o presidente da AssembléiaGeral é realizada anualmente, e a Assembléia elege os membros não-permanentes do Conselho de Sefurança.


Plenário da Assembléia Geral
Conselho de Segurança - tem por objetivo a preservação da paz e segurança mundiais, o que dá à ONU o direito de intervenção, pacífica ou armada, em áreas de conflito. É composto por quinze membros, sendo dez eleitos por um período de dois anos e cinco sãopermanentes (França, Inglaterra, Estados Unidos, Rússia e China). Os Estados permanentes têm poder de veto.


Conselho de Segurança da ONU adotando a resolução
1244, em 1999, autorizando o estabelecimento de uma
presença civil internacional e de segurança em Kosovo Conselho Econômico Social - é composto por cinqüenta e quatro membros e destina-se ao estudo de questões relativas à saúde, economia,mulher, infância, trabalho etc. A ele estão subordinadas várias comissões, como a de Direitos Humanos, a FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação), a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, Ciência e Cultura).

Conselho de Tutela - destinado a proteger oe territórios sem autonomia.Corte Internacional de Justiça - (foto ao lado) sediada em Haia, encarrega-se de estabelecer normas de Direito que sejam aceitas em todas as nações do mundo.

Propósitos

• Manter a paz e a segurança internacionais;
• Desenvolver relações amistosas entre as nações;
• Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário,promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;
• Ser um centro destinado a harmonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns.

Princípios da ONU

As Nações Unidas agem de acordo com os seguintes princípios:

A Organização se baseia no principio da igualdade soberana de todos seus membros.

Todos os membros se obrigam a cumprir de boa fé oscompromissos da Carta.

Todos deverão resolver suas controvérsias internacionais por meios pacíficos, de modo que não sejam ameaçadas a paz, a segurança e a justiça internacionais.

Todos deverão abster-se em suas relações internacionais de recorrer à ameaça ou ao emprego da força contra outros Estados.

Todos deverão dar assistência às Nações Unidas em qualquer medida que a Organização tomarem conformidade com os preceitos da Carta, abstendo-se de prestar auxílio a qualquer Estado contra o qual as Nações Unidas agirem de modo preventivo ou coercitivo.

Cabe às Nações Unidas fazer com que os Estados que não são membros da Organização ajam de acordo com esses princípios em tudo quanto for necessário à manutenção da paz e da segurança internacionais.

Ações da ONU

Algumas das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia entre professores e alunos
  • Reflexão sobre professor aluno
  • A violencia na escola a percepcao dos alunos e professores
  • violencia psicologica um estudo do fenomeno na relacao professor aluno
  • Um olhar diferenciado sobre o professor do aluno autista
  • Perfil dos professores e percepção sobre violência escolar: uma reflexão
  • Poluição sonora: efeitos sobre o professor e o aluno
  • O aluno , o professor, A escola, Uma Conversa Sobre Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!