Sobre Medicamentos

Páginas: 6 (1492 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
Resenha
Os medicamentos tornaram-se uma importante ferramenta terapêutica no tratamento de doenças, sendo responsáveis pela melhora na qualidade de vida das pessoas. Para que esses medicamentos produzam efeitos desejáveis, esses medicamentos devem ser usados para condições clinicas apropriadas, prescrito na forma farmacêutica, doses e período de duração de tratamento adequado e, que, aprescrição seja cumprida corretamente.
O uso dos medicamentos em uma sociedade tem varias facetas. Por um lado benéfica e pode aumentar a qualidade de vida do paciente, curar doenças e por outro pode aumentar custos no sistema de saúde quando utilizado de forma inadequado e levando a efeitos adversos. Mesmo quando utilizado de forma adequada, os medicamentos podem levar a efeitos adversos.
ConceitoA farmacovilância pode ser dita como área da farmácia destinada a detectar, avaliar, compreender e prevenir os efeitos adversos ou qualquer problema relacionado a medicamento.
Os eventos adversos são agravos à saúde de um usuário ou paciente quem podem estar presentes durante o tratamento, podendo ser erros de medicação, desvio de qualidade dos medicamentos, reações adversas a medicamentos(RAM), interações medicamentosas e intoxicações.
Os objetivos mais importantes da farmacovigilância: - Detecção de reações adversas desconhecidas e interação; - Detecção do aumento da frequência das reações adversas conhecidas; - Identificação dos fatores de riscos e os possíveis mecanismos de desenvolvimento de reações adversas; - Estimação dos aspectos quantitativos de analise beneficio/risco edisseminação da informação necessária para promover a prescrição e regulação dos fármacos, que em conjunto, tem como metas: Uso racional e seguro de medicamentos; Gerenciamento, comunicação dos riscos e benefícios dos fármacos no mercado e Educação e informação aos pacientes.
Marcos Historicos
O marco histórico da farmacovigilancia foi o incidente com a Talidomida nos inicio dos anos 60, o quereforçou o processo de monitoramento de medicamentos.
Farmacovigilancia no mundo
A necessidade de uma organização voltada para a cooperação internacional na área de segurança foi detectada a partir da ocorrência de reações acdversas em muitos países.
A OMS coordena o sistema de quantificação e de detecção de reações adversas. Inicialmente foi implantado um projeto piloto em 10 paises qdispunham de um sistema nacional de notificação de Reaçoes ADVERSAS. Atualmente 86 paises participam do programa da OMS, deste 75 são membros oficiais e 11 membros associados. A função desse programa é receber notificações de todos os países que mantem a Vigibase, uma base mundial sobre reações adversas.
Farmacovigilancia no brasil
No Brasil os primeiros esforços para abordar as questõesrelacionadas as reações adversas começaram na década de 70. “Foram editadas algumas legislações, que podem ser consideradas tentativas de infrutíferas de desenvolvimento da Farmacovigilância”. Mas um importante referencial foi a Politica Nacional de Medicamentos aprovada em 1998, esta teve o proposito de “garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, a promoção do uso racional e oacesso da população aqueles considerados essenciais”.
Durante as décadas de 80 e 90, a consciência sobre Farmacovigilância começou a ser implantada nas escolas de saúde, grupos de defesa do consumidor, centros de informações sobre medicamentos e associações de saúde do profissional. Em 1995 ocorreu em Buenos Aires, a primeira reunião para Elaboração de estratégias para a implementação deSistemas da Farmacovigilância na América Latina. Em decorrência dessa reunião dessa reunião foi nomeada uma comissão de técnicos com a finalidade de propor um Sistema Nacional de Farmacovilancia, com um centro coordenador ligado a Secretaria de Vigilancia Sanitaria – Ministerio da Saude e centros regionais. Nessa reunião também foi decidida a realização de uma fase piloto da Implantação do Sistema de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre bula de medicamentos
  • Pesquisa sobre medicamentos fitoterápicos
  • Tcc sobre medicamentos manipulados
  • Resumo sobre a criação de um medicamento
  • Pesquisa sobre medicamentos
  • Trabalho sobre descarte de medicamentos
  • Sobre a química dos remédios , dos fármacos e dos medicamentos
  • ARTIGO SOBRE O USO DE MEDICAMENTOS POR IDOSOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!