Sobre Jequibás e Eucaliptos

472 palavras 2 páginas
Universidade de Brasília
Faculdade De educação

Estudante: Euni Pereira da silva. Matricula: 140138021
Curso: Pedagogia. Turma: “A”Turno: Diurno
Disciplina: Oficina Vivencial
Professor: Benjamim

Resenha do texto “Sobre Jequitibás e Eucaliptos - Amar” do livro, “Conversas com quem gosta de ensinar” de Rubem Alves. 1980. Uma conversa com o educador, uma reflexão sobre o que é ser educador, o seu papel e seus anseios. No texto lido para a resenha, “Sobre Jequitibás e eucaliptos”, o autor inicia seu desenvolvimento apontando antigas profissões, que pelo avanço dos tempos tornaram-se obsoletas e esquecidas. Seria o ofício do educador, uma dessas profissões, que estão caindo em esquecimento?.
A função de “Professor” com o seu papel fundamental junto à sociedade, já atendeu em tempos não tão remotos aos interesses e necessidades da nossa Nação e em muitos momentos, aos interesses das pessoas que a representavam. Atualmente a liberdade, que é projetada pelas necessidades intrínsecas de se acompanhar a evolução humana, em termos de comunicação, nas suas mais variadas formas e através dos diversos meios, para o desenvolvimento dos trabalhos de ensino aprendizagem permite maior aproximação do profissional com o aluno. Essa aproximação alicerçada na humildade, na simplicidade da comunicação, no vocabulário adequado aos meios e aos fins e, nas informações em tempo real nos convida a sermos “Educadores” (muito mais que simples Professores).
O autor ao longo do texto diferencia a função do professor, com a do educador, O professor, comparado com o Eucalipto, árvore de fácil crescimento sempre enfileirado e em posição de sentido para o corte produtivo. O educador, uma árvore ancestral de personalidade única que tem o seu propósito no espaço da experiência, da vida que se dá entre o aluno e educador. Temos uma necessidade urgente de mudança, de pensarmos a criança como um ser em formação e não uma pequena máquina que para funcionar basta colocar os elementos

Relacionados

  • RIV
    9412 palavras | 38 páginas